otimismo

otimismo
mensagens

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Botando a Cabeça prá funcionar / 16

http://chicabrincadepoesia.blogspot.com/
http://chicabrincadepoesia.blogspot.com/

Bem , amigos , eu sei que estou atrasadíssima com a brincadeira da Chica. Tenho também perdido oportunidade de participar em outras  pelos panes que tem havido em meu computador . E pelo celular , não descobri ainda como participar . Até agora só tenho conseguido comentar .

Mas a figura da "NAJA" toda "charmosa e elegante" chamou-me a atenção . Sempre fiquei curiosa em saber porque a "naja se levanta " ao ouvir o som da flauta do encantador de serpentes .

E descobri coisas curiosas , que não sabia ainda . Então , com minha pesquisa desmascarei o encantador de serpentes e a "brincadeira perdeu a graça ".

 Porque não deixar o " bichinho " apesar de venenoso e assustador quietinho no seu habitat , alimentando-se daquilo que a própria natureza estabeleceu ?  Além do mais , o que fazem com " a pobre " serpente é coisa muito atroz .

Então vejam lá minha participação :






De dentro da cesta 
surgiu uma serpente
antes enrodilhada
agora toda armada
Pronta a dar seu “creu “


O encantador da serpente
ao redor deve estar
todo contente ao testar 
cobra tão obediente


Eu fico de cá pensar
o que será que faz
a serpente se levantar
ao ouvir a flauta a tocar ?


Descubra você

Se vocês notarem bem… as flautas indianas utilizadas para tal atividade possuem um recipiente cilindrico no instrumento. Nesse recipiente, os flautistas colocam urina de rato.

A serpente ali acondicionada (geralmente Naja spp.) é geralmente uma serpente com pouco tempo de cativeiro, ainda não condicionada ao truque e, por muitas vezes, possui a boca costurada ou as proteróglifas arrancadas ( dentes arrancados ). 

Ao abrir a caixa e soprar a flauta, a serpente persegue os movimentos da flauta de acordo com o olfato.

Porém, há um outro detalhe interessante. Como nós sabemos, as serpentes possuem um ossículo denominado columela no crânio, que detecta vibrações físicas, como passos, pancadas e afins. Observem que o flautista geralmente bate com os pés no chão enquanto movimenta a flauta. Essas batidas fazem com que a columela da serpente vibre, fazendo então com que ela mude de posição ritmicamente… dando a ideia de que ela está dançando.

A triste realidade é que, além da intervenção de retirada de dentes e costura da boca, é necessária uma troca constante de indivíduos( serpentes ) que, após ficarem condicionados, são geralmente sacrificados.

Sabe-se também que os "encantadores" , não alimentam as serpentes, ou seja a diversão não tem muita graça.









Venha vc também participar . Uma brincadeira que estimula a imaginação



6 comentários:

  1. Boa noite, querida amiga Edite!
    Você se demora a chegar, mas capricha e tanto o vídeo como a explicação são muito bons.
    Obrigada pela partilha relevante e por ter vindo brincar conosco, seus amigos que tanto gostamos de tê-la entre nós.
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Que beleza de participação e tua curiosidade te faz andar adiante! Adorei desde a introdução ate a poesia e tudo mais! Obrigadao! Amanha levo o link pro pist. Estou longe do PC e Por aqui nao sei fazer...bjs chica

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua participação e da pesquisa que me revelou que de encantada não há nada pelo contrário, há mesmo crueldade do humano. Grata pela visita, volte sempre.

    ResponderExcluir
  4. Uma diversão que não me encanta pois é um bichinho do qual quero distância mas gosto da sua participação!!!bj

    ResponderExcluir
  5. Esse espaço é cultura! Parabéns! Juro que ignorava totalmente essas manobras quase macabras, visto que a morte do animal está próxima! Piedade, Senhor!...
    Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.