otimismo

otimismo
mensagens

domingo, 30 de setembro de 2018

É tempo de Jabuticabas !!!


Chegou o tempo das jabuticabas . Essa frutinha pretinha e saborosa que que se dá ao deguste logo no início da primavera. Nesta semana fui até o sítio da família deliciar-me com essa maravilha ! 

Realmente uma visão deslumbrante não só de encher os olhos , mas também de dar água na boca . 
 Como é bom ao pé da jabuticabeira saborear essas deliciosas frutinhas , ouvindo seu suave ploct ao estalar por entre os dentes!
A Planta é nativa do Brasil , originária da mata Atlântica . Mas podemos também encontrá-la em menor quantidade em países como a Argentina .

A floração é verdadeiramente um deleite para os olhos . Um chamariz para os insetos , principalmente as abelhinhas que ali acorrem em busca de seu néctar

 Em qualquer fase de produção é agradável aos olhos visualizar aquelas frutinhas que mais parecem botõezinhos ora verdes , logo após algumas semanas já ganhando cor passando pelo roxo até chegar ao preto intenso de casca fina prontinha para o consumo.



Eu, claro que me deliciei ali ao pé das jabuticabeiras. Jabuticaba  é daquelas frutinhas que tem gosto de "quero mais " . Mas é preciso ser bem comedido em sua ingestão , pois elas são obstipantes. Cuidado com o caroço  que eu ,particularmente , prefiro não engolir e também vale caprichar na ingestão de água para estimular o intestino , logo após seu deguste. 

 Com esses cuidados , delicie-se com as pretinhas açucaradas , fontes de vitamina B2 e B3, cálcio , fósforo, potássio e ferro em maior quantidade do que as uvas e maçãs , minerais que fazem bem à saúde da pele,  cabelos e circulação sanguínea .

Ah, e um detalhe importante : o ideal é que o consumo  não ultrapasse uma porção de fruta por dia , o equivalente a a 30 /40 jabuticabas . Ou você terá sérios problemas de constipação intestinal . 

Na próxima postagem , darei algumas ótimas receitas para a diversificação do aproveitamento da fruta .




6 comentários:

  1. As jabuticabas e sua floração encantam...Pena que essa palavrinha foi tão mal falada por um dos vices aqui na nosso feio quintal de políticos.. Acho tão linda ! beijos, lindo OUTUBRO! chica

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia, querida amiga Edite!
    Amo jabuticaba e faz tempo que não como ... já já vou à roça degustar do pé ... hum!
    Não sabia do inconveniente do uso em excesso...
    Adorei acordar com sabor de jabuticaba no paladar ...
    Deus a abençoe muito!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Quando conheci Minas Gerais, tinha uma cidade que incentivava a plantação de jabuticaba. Acho que era Sabará. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que loucura Edite.
    Esta fruta é a unica que me enche de saudades aqui na Bahia, pois não é comum aqui. Em Minas eu me esbaldava nelas e até na casa de minha mãe tem um pé e na casa da vó muitos.
    Adoro e encheu minha boca de água vendo-as tão pretinhas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. E poe loucura nisso, Toninho . Deliciosas frutinhas

    ResponderExcluir
  6. Aproveitando Edite sua postagem, lá em Minas o povo na crendice ou não, dizem que quando for chupar muita jabuticabas, deve engolir três cascas, que evita o desconforto. Será? Melhor não arriscar.
    Um abração.

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.