otimismo

otimismo
mensagens

quinta-feira, 25 de junho de 2026

No remanso do rio

 

https://sementesdiarias.blogspot.com/


 Rio que desce manso e tranquilo

Pouca força na correnteza

Folhas que seguem na leveza,

algumas  param prá descansar 

Se escondem no musgo entre as pedras 

Tem tempo,tem silêncio , 

tem pacência 

Folha que descansa 

 caminha quando a água chama 


Água não briga com a pedra 

Ela chega , contorna

Insiste com carinho

até abrir caminho


Água que acolhe ,pedra que protege

Folha quue confia 

Como na vida  deve ser

 vai quem quer 

Fica quem precisa 

 Com respeito, sem forçar

sem prender 

                edite lima /2026


                    ********

E eu sigo, participando dos desafios com a Chica




Não deixe bloqueio algum travar seu caminho

 Frio intenso faz bloqueio no meu dia .


eu fico assim ...uma gatinha enrolada.
 rsss...


*******

e a Nina, só no cafuné debaixo do cobertor..kkkk

sábado, 13 de junho de 2026

Tudo junto e misturado



https://youtube.com/shorts/TxrckM9ec1k?si=bcO3MVVjRpsGecbT




Eita que esse mês de junho está quentíssimo em animação . 

São tantas as comemorações que deixa a gente de fôlego curto .

 Nem bem termina uma e já vem despontando outra.

Tudo acontecendo junto e misturado...

É dia dos namorados , santo Antônio e futebol ...tudo ao mesmo tempo.

Dia de vestir a camisa do Brasil e fazer dois pedidos : sorte no amor e sorte no futebol.

É hoje o dia tão esperado . A expectativa pelo 1º jogo da seleção   aumenta a agitação que  culmina em grandes reuniões celebrativas e barulhentas .

Porque , brasileiro é assim : começa a comemoração antes do evento e continua depois, mesmo que não der Brasil . 

A onda é festejar ... Ah , esse jeito festeiro do brasileiro é  contagiante...

A churrascada e demais aperitivos já rolam soltos.

Lá fora a chuva  desce sem pressa  aumentando o frio que faz com que eu traga mais um cobertor para o sofá , minha arquibancada caseira.

Chazinho fumegante na chaleira espera prá ser servido juntamente com a pipoca crocante e salgadinha .

Que seja um bom jogo . Que venha a vitória ...




Dia dos namorados , só se for de verde/amarelo





sexta-feira, 5 de junho de 2026

Duplo desafio com a Chica : perspectivas






Uma imagem , um microconto ou pequena poesia . Enfim , o que sua imaginação ditar:




 Eu cheguei diante da porta daquele edifício suntuoso e parei.

Por um instante fiquei ali a observar a claridade envolvente que entrava suave pelo corredor de colunas .

Era o fim da tarde e o piso de ladrilho frio , neste momento era brasa ardente.

Chão espelhado de aparência escorregadia fazia lembrar casais em rodopios pelo salão .

Fechei os olhos , uma nostalgia tomou conta de mim . 

Deixei a luz amarelo alaranjada da tarde me envolver misturada com o silêncio do ambiente. 

Respirei fundo, como se quisesse guardar aquele momento  infinito .

 É hora de ir. O sol haverá de voltar amanhã .

 Mas nunca será o mmesmo...

***********

https://sementesdiarias.blogspot.com/


Usando o termo BIOMBO , formar uma frase com sete palavras:


Biombo remete ao passado , mas considero prático .


Que será que tem atrás do biombo?



Biombo  pode transformar ambientes deixando-os bem elegantes .


quarta-feira, 27 de maio de 2026

Opacarofilia , você sabe o que é ?

https://youtube.com/shorts/kdATSlAMqCU?si=AsJ2Q-FGlaMC8-ii



♥Vamos brincar com a chica 22♥ 

Então , vamos lá :

Opacarofilia = amor por pores do sol



Puxa, Chica , hoje a palavra é difícil

até de pronunciar.. Confesso que deu um nó na língua , rsss...

Mas o google diz que é uma palavra muito usada nas redes sociais . Eu perdi essa aula . Acho que cochilei , rsss...

*********

Desafio :Um termo dado , uma frase com sete palavras



Minha opacarofilia transforma tardes em poesia pura .

Eu vivo minha opacarofilia com muito orgulho.

 Sou uma oparacófila assumida.


domingo, 24 de maio de 2026

Fofocas são como vento



Hoje ,dia  de fazer dobradinha com a Chica lá no seu blog


 O mundo gosta de inventar histórias.

As fofocas correm soltas, sem pedir licença.

Mas aprendi: não posso controlar a boca dos outros.

Só posso controlar a minha paz.

*******

As fofocas são como vento . Podem virar vendavais destruidores.

********



Olha só pra essa Joaninha 

Toda estilosa e muito garbosa .

Sorriso no rosto

Toda paramentada 

em sua motinha

 também toda vermelhinha 


Dona Joaninha é assim 

Não liga para falações 

O mundo quer controlá-la 

fofocando sobre seu estilo de vida .


Tô nem aí , tô nem aí 

Cantarola dona Joaninha 

Feliz , cantando pneu

Faça sol ou faça chuva 

essa destemida sou eu



domingo, 17 de maio de 2026

Hoje eu apennas respiro as lembranças...




 
Haviam vários cravos perfumando o jardim....


Eu era pequena , ainda menina , aquela que sonha , que vê o mundo cor-de -rosa .

Uma menina sonhadora que sonha com caminhos floridos ...

O jardim de minha casa , perfumado de flores, sobressaindo o perfume dos cravos . Tudo ali colaborava para povoar minha mente de fantasias  e sonhos coloridos .

Vermelhos , brancos , alguns pintadinhos , de cheiro peculiar faziam-me sentir que não só o quintal tinha aquele cheiro . 

Acrdeditava que aquele perfume se estenderia pela vida toda , por todos caminhos por onde andasse . 

 Hoje , já crescida , muitos anos depois voltando ao lugar de minha infância , não encontro mais o jardim florido .

Tudo mudou . Não existe flores no jardim , também o perfume das flores se esvaiu dentro de mim... 

Ficou a saudade da criança de pés descalçoos correndo por entre as flores , inebriando-se daquele perfume . O cheiro grudou na memória junto com a dor .

Hoje não tem mais jardim , tem a casa vazia povoada de recordações, porta retratos que me fazem retroceder no tempo...

O tempo levou o jardim , levou as flores ...

Hoje eu apenas respiro as lembranças .


Participando do desafio com a Chica 

Escrevendo enquanto der 



domingo, 10 de maio de 2026

Amor de mãe









 Um afago, um carinho
Um gesto que muito diz 
Ainda é tão pequenininho 
Peço ao mundo 
que o trate com carinho

Apenas um gesto 
 palavras são desnecessárias 
enquanto eu respirar 
meu pequeno 
não estará sozinho

Amor de mãe não tem raça 
É focinho que protege 
língua que abençoa 
colo que vira abrigo
corpo que vira lar

O calor da pele materna 
regula e acalma 
olhos nos olhos 
coração que bate mais forte
sinal de proteção e acolhimento
eterno se torna o momento


*************


Mãe é tradução de abrigo, em qualquer língua , em qualquer espécie
*******


Cortar cordão umbilical, laços afetivos ainda permanecem.


*******

O cordão umbilical é cortado logo no nascimento , nas o vínculo afetivo permanece.
Permanece um laço profundo e invisível que vai muito além da forma física do cordão que foi cortado .
Um laço afetivo que nenhuma tesoura pode cortar , nenhuma distância ou separação pode apagar.
A conexão entre mãe e filho nunca termina .
Está invisível , mas permanece no reconhecimento mútuo, na energia ,segurança , memória ancestral...

************



 Com as palavras 

ajudam- juntas- escolhida


Use sua criativida e forme uma frase, mini conto ou poema 




Flores de diferentes cores 
 muito belas e coloridas 
 cada uma com seu significado .
Ajudam a dizer do afeto
que guardo com todo cuidado 
no fundo do coração

Escolhidas com carinho,
Num arranjo,
 juntas  num vaso simples 
porque amor de mãe é assim
precioso  em qualquer estilo
Basta ser inteiro ,
Ser lar , ser acolhimennto,
Em tudo ser verdadeiro

Cada flor uma forma de dizer
 "obrigada"
pela força pelo cuidado 
pelo estímulo 
em qualquer fase da vida 

********

Mãe é aquela que faz do cuidado uma arte ,e do colo o lugar mais seguro do mundo .

***********
Quero fazer aqui uma ressalva pela qual precisei juntar as três sugestões numa postagem apenas .
Desde o início do mês não conseguia mais postar . Não entendo o que aconteceu , mas meus blogues sumiram  e eu não consegui recuperar a minha conta .
Foram dias e horas tentando recuperar a senha .
Finalmente , depois de muitas tentativas , consegui .
Não é a primeira ez que isso acontece
 e me deixa muito aborrecida .
Espero que não aconteça mais . Uma chatice .
Chica, peço desculpas se fugi da participação imediata , mas o motivo acredito ser justificável.
Abraços a todos que por aqui passar e um...