otimismo

otimismo
mensagens

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Meu lírio do Amazonas

curiosamente meus lírios dessa vez floresceram no ápice do inverno
Nos dias mais frios é que começaram a soltar os pendões 



Nem me lembro quanto tempo faz que ganhei um exemplar dessa planta..
Lírio-do-amazonas é o seu nome , planta originária da América do Sul cultivada no Brasil, Peru e Colômbia.
Do pequeno exemplar que ganhei, replantei um outro vaso, ambos florescem todos os anos.

De fácil cultivo , não gosta de exposição direta à luz solar, preferindo ambientes sombreados com boa luminosidade . Solo argilo-arenoso , rico em matéria orgânica, rega adequada sem excesso e adubamento na época da floração, traz ótimos resultados.
O contraste intenso das folhas de um verde intenso com as flores alvíssimas acentua sua beleza.

Devido à suas flores pendentes em formato de estrela, é também conhecida como estrela-d'alva , estrela de Belém ou estrela -da-anunciação. A floração acontece sempre no outono, início de inverno, quando aparece um ou mais pendões que suportarão o buquê de flores.
lírios do meu quintal 

Difícil não olhar para esses delicados lírios e não pensar logo na parábola de Jesus “Olhai os lírios dos campos.”

Com certeza, Jesus foi muito feliz com a alusão à beleza natural dos lírios que “não trabalham nem fiam”e no entanto vestem tão belas e alvas roupagens.
Não estava Jesus defendendo a irresponsabilidade de uma vida sem compromisso. Temos que entender a parábola mais a fundo, uma linguagem figurada usada para nos dizer da obsessão que muitos podem ter por bens materiais ,dinheiro e poder, esquecendo-se de cuidar de sua espiritualidade.

Ficar muito envolvido em como ganhar sempre mais, como salvar seus próprios interesses acaba por anular a mensagem evangélica e a existência vai ficando vazia e distante de Deus.
A confiança na Providência Divina não nos tira responsabilidades. Ao contrário, ela é libertadora. Nos dá maior liberdade para assumir nossos compromissos com Deus e com a vida..
Tudo depende de Deus, mas também da boa vontade e empenho de cada um.

"Deus ajuda a quem cedo madruga", já diz o velho ditado!




11 comentários:

  1. Boa noite, querida amiga Edite!
    Amo flores e hoje, fotografei umas brancas matabilhisas.
    Gostei de ver seus lírios.
    Tenha dias felizes e abençoados junto aos seus amados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. One of the best decision i ever made was contacting Dr Otonokpo to help me get my lover back, I was life filled with happiness after i contacted Dr Otonokpo because he didn't just bring my lover back to me he also made our love for each other more unique and superb. If you need to spice your relationship with more love and attention contact Dr Otonokpo on his Email Address otonokpotemple@gmail.com, call/whatsapp him via his contact +2348114129781 and be happy just like i am, thanks Dr Otonokpo for your great work.

      Excluir
    2. I saw a comment here a few weeks ago about Dr Akhere and i decided to contact him as instructed, thanks to this man for bringing joy to me as wished for. i followed instructions which he gave in other to get my lover back who left me and the kids for 3years now, but thanks to Dr Akhere because they are back to me now for good and we are happy together. please do contact him for help too if in relationship problem via email at: AKHERETEMPLE@gmail.com or call/WhatsApp:+2349057261346 . And testify for yourself.























































      I saw a comment here a few weeks ago about Dr Akhere and i decided to contact him as instructed, thanks to this man for bringing joy to me as wished for. i followed instructions which he gave in other to get my lover back who left me and the kids for 3years now, but thanks to Dr Akhere because they are back to me now for good and we are happy together. please do contact him for help too if in relationship problem via email at: AKHERETEMPLE@gmail.com or call/WhatsApp:+2349057261346 . And testify for yourself.

      Excluir
  2. Yaso lindo de ver e aqui contigo aprendemos...Bedm legal! Bjs e tudo de bom, chica

    ResponderExcluir
  3. Edite, adoro a estrela d'alva como minha mãe a chamava. Anos comigo depois feneceu. Ganhei uma mudinha de uma amiga do Rio, mas ela consegue por 4 folhas e fenece de novo,mudei o vaso agora está lá com uma folhinha miudinha brotando. Será alguma doença? O que você me diz? beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , realmente mui bela a estrela d'alva. Como disse no texto , eu a mantenho na sombra ou à meia luz . Não gosta de sol intenso. Tenho dois vasos : um à sombra e outro à meia luz . Não recebe luz do sol diretamente . Florescem todo ano e rego-os a cada dois dias , mais ou menos .Não gostam de solo enxarcado . Não sou muito boa com flores , mas estes lírios estão sempre bonitos e florescem até duas vezes ao ano .Espero ter ajudado . Abcs

      Excluir
  4. Tenho o lírio do Amazona mas a muitos anos ele não floresce! Estou tentando fazer mudas, alguém sabe como se faz?

    ResponderExcluir
  5. Que beleza e riqueza! Retrato vivo de minha mãe, de minha tia que para esperar o namorado lustrava as folhas da estrela d'alva, como aqui é chamada. A minha herança que eu tratava com amor só ficaram as fotos, ganhei bulbos da querida blogueira Zizi Santos e com muito capricho as enviou pelo correio. Brotaram, mas na terceira folha morriam! Agora minha filha mora com uma senhora que tem um vaso enorme delas na lavanderia do apartamento. Me deu mudas, nasce uma e morre outra. Tem 3 folhas viçosas! Me disseram que por água da chuva faz bem e eu tenho recolhido. falei demais! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha uma planta dessa Que perderam as folhas e morreu

    ResponderExcluir
  7. One of the best decision i ever made was contacting Dr Otonokpo to help me get my lover back, I was life filled with happiness after i contacted Dr Otonokpo because he didn't just bring my lover back to me he also made our love for each other more unique and superb. If you need to spice your relationship with more love and attention contact Dr Otonokpo on his Email Address otonokpotemple@gmail.com, call/whatsapp him via his contact +2348114129781 and be happy just like i am, thanks Dr Otonokpo for your great work.

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.