otimismo

otimismo
mensagens

domingo, 27 de agosto de 2017

Homenageando o catequista : Catequista bonsai



Concluindo o mês das vocações, a Igreja neste domingo quer homenagear os catequistas, pessoas entregadas e fundamentais para a formação da fé.
Eu também já dediquei meu  tempo a catequizar . Fui catequista por vários anos e durante esse período em que atuei como catequista a cada ano crescia mais minha paixão pela missão . Por isso sempre digo : " Uma vez catequista , sempre catequista "
Não é como ser professor , pois na catequese não damos aula e sim, fazemos encontros de catequese , que devem ser por natureza  verdadeiros encontros de irmãos em Cristo . Catequistas mostram a seus catequizandos o caminho da fé  e os ajudam a crescer nela.
 É muito edificante ver a entrega, a generosidade em doar o tempo para o anúncio da Boa Nova. O catequista vocacionado  assume a sua missão com muito amor.
Eis o que diz o Papa Francisco sobre "Ser Catequista "
O trabalho do catequista é este: "
por amor, sair continuamente de si mesmo para testemunhar Jesus e falar de Jesus, anunciar Jesus. Isso é importante, porque é obra do Senhor [...] O coração do catequista vive sempre deste movimento de ‘sístole-diátole’: união com Jesus – encontro com o outro. Existem as duas coisas: eu me uno a Jesus e saio ao encontro dos outros. Se falta um desses dois movimentos, o coração deixa de bater, não pode viver. Perguntemos todos: É assim que bate o meu coração de catequista? [...] Alimenta-se na relação com Ele para O levar aos outros e não para O reter?” (Papa Francisco, A Igreja da misericórdia, pág. 21-22).




Caros catequistas, lembremos que temos uma grande vocação e missão, um grande dom que devemos comunicar. Parabéns pelo seu dia e que a alegria deste dia te impulsione a anunciar cada vez mais a Cristo com ardor, entusiasmo e criatividade.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
O texto abaixo , encontrei-o na net , e resolvi partilhar . Ele reflete bem a imagem do catequista , que deve deixar-se regar pela LUZ DE CRISTO

Catequista Bonsai

Há catequistas que são como grandes árvores, dotados de grande resistência; florescem e frutificam abundantemente. Há outros, porém que são limitados, presos a poucos recursos: não possuem dons artísticos, são desafinados ao cantar, rijos ao dançar, nem sequer tem o dom de oratória; alguns se lamentam com a precariedade da sala e com a agitação da turma.

Muitos reconhecendo sua pequenez, suas limitações, colocam sua confiança no Senhor, aproveitam os poucos recursos que possuem e conseguem florir e frutificar, embelezando seus ambientes.

Esses são como o bonsai. O bonsai por habitar em pequeno vaso, necessita de água e luz todos os dias, 

o catequista-bonsai, também precisa diariamente da luz de Cristo e da água que jorra de seu peito, através da comunidade; o bonsai precisa do adubo, regularmente; 

o catequista também precisa de formação constante. 

O bonsai precisa do jardineiro, o catequista precisa dos cuidados de Deus, ou seja, o catequista-bonsai é frágil, dependente, limitado, mas por ter sido chamado e por estar aos cuidados de Deus, consegue cumprir sua missão com carinho e amor. 

Neste final de semana, em que comemoramos as vocações leigas e o dia dos catequistas: parabéns a você que é um catequista árvore, mas principalmente, parabéns a você, que como eu, é um catequista-bonsai. 

(Nilson Catequista)


Poderá também gostar de : 


http://kantinhodafe.blogspot.com.br/2017/08/parabens-catequista.html

2 comentários:

  1. Bela homenagem essa.Sabes que faz séculos, ainda era solteira e fui catequista... beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Que lindo , Chica ! Um lado seu que eu não conhecia . Então vc conhece bem esse nosso "carinho" com a catequese . Bjs

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.