Chegou o tempo das jabuticabas . Essa frutinha pretinha e saborosa que que se dá ao deguste logo no início da primavera. Nesta semana fui até o sítio da família deliciar-me com essa maravilha !
Realmente uma visão deslumbrante não só de encher os olhos , mas também de dar água na boca .
Como é bom ao pé da jabuticabeira saborear essas deliciosas frutinhas , ouvindo seu suave ploct ao estalar por entre os dentes!
A Planta é nativa do Brasil , originária da mata Atlântica . Mas podemos também encontrá-la em menor quantidade em países como a Argentina .
A floração é verdadeiramente um deleite para os olhos . Um chamariz para os insetos , principalmente as abelhinhas que ali acorrem em busca de seu néctarEm qualquer fase de produção é agradável aos olhos visualizar aquelas frutinhas que mais parecem botõezinhos ora verdes , logo após algumas semanas já ganhando cor passando pelo roxo até chegar ao preto intenso de casca fina prontinha para o consumo.
Eu, claro que me deliciei ali ao pé das jabuticabeiras. Jabuticaba é daquelas frutinhas que tem gosto de "quero mais " . Mas é preciso ser bem comedido em sua ingestão , pois elas são obstipantes. Cuidado com o caroço que eu ,particularmente , prefiro não engolir e também vale caprichar na ingestão de água para estimular o intestino , logo após seu deguste.
Com esses cuidados , delicie-se com as pretinhas açucaradas , fontes de vitamina B2 e B3, cálcio , fósforo, potássio e ferro em maior quantidade do que as uvas e maçãs , minerais que fazem bem à saúde da pele, cabelos e circulação sanguínea .
Ah, e um detalhe importante : o ideal é que o consumo não ultrapasse uma porção de fruta por dia , o equivalente a a 30 /40 jabuticabas . Ou você terá sérios problemas de constipação intestinal .
Na próxima postagem , darei algumas ótimas receitas para a diversificação do aproveitamento da fruta .