"Muitas preleções dos pais, ouvi quando criança."
frases, pensamentos , poesias , inspirações. Enfim , sempre uma boa palavra que leve a uma reflexão, aprofundamento da fé e vontade de transformar.
Uma expressão popular no sentido figurado significando se delongar nas falas com assuntos pouco ou nada importantes apenas prá impressionar o interlocutor ou apenas preencher o tempo.
Nos dias de hoje o preparo de linguiças nos frigoríficos modernos ou mesmo as de preparo artesanal exigem certos critérios . Há que se atentar para a qualidade da carne bem como o percentual de gorduras deve seguir normas determinadas por quem entende do assunto . Mas nem sempre foi assim.
Como não sou perita no assunto , melhores explicações não posso dar , então literalmente fico com o trocadilho, vou "encher um pouco de linguiça " ...
A imagem mostrada pela Chica no seu desafio fez-me voltar a um passado longinquo da minha infância .
Criada em cidade pequena ,ainda em desenvolvimento, guardo na memória passagens de uma infância simples , sem vaidade e sem "os luxos " e facilidades de hoje .
Os detalhes captados pela memória tem o poder de provocar os mais variados sentimentos de saudades e amor pelas coisas simples, as pessoas com as quais convivemos , o troca troca de favores , as amzades sólidas .
Casas com quintais grandes , nós crianças da vizinhança todas como uma grande família , as brincadeiras no quntal, as festas populares que nos uniam... e o dia da matança do porco...
Sim , muitas famílias tinham esse costume de criar porcos em chiqueiros no fundo do quintal ou em alguma chácara na periferia da cidade . Hábito esse que era mais uma questão de sobrevivência.
A família agindo assim estocava alimento por um longo período . E como a energia elétrica era precária e nem todos tinham geladeira , a carne era conservada na própria gordura , bem como os torresmos .
As linguiças eram fabricadas artesanalmente com muito trabalho no preparo . Aluguns usavam a própria tripa do porco depois de muito bem fervida e higienizada . Mais tarde começaram a surgir as tripas desidratadas que já facilitavam o preparo . Daí até chegar a uma máquina de moer a carne e encher linguiça de forma mais aprimorada levou-se um bom tempo.
É aí que entra a importância do bom e velho fogão à lenha . Prontas , as linguiças eram colocadas penduradas acima do fogão a lenha e ali ficavam por um bom tempo até que fossem totalmente consumidas .
Colocar a linguiça acima do fogão a lenha , que sempre tinha brasa o alimentando , era uma forma de conservar o alimento por mais tempo e ficavam ali num intuito de defumação.
Depois eram fritas na gordura também estocada e servida às refeições . Algumas ficavam mais "apuradas " , então eram usadas como salame .
Gente simples, vida simples, muito trabalho e também muita fartura , união e aconchego !
http://sementesdiarias.blogspot.com/2022/10/vamos-brincar-com-chica-42.html
E desta vez , o desafio das quintas-feiras , com a Chica é com a Palavra
PARCIMÔNIA
O que te sugere a imagem ?
Uma imagem dada, escreva algo sobre a mesma .
Este é um desafio do blogue "Chica brinca de poesia "
Uma brincadeira que acontece todo dia 5, 15 e 25 de cada mês
************
A imagem apresentada acima é muito sugestiva . Uma bela cena da natureza com a qual podemos fazer uma analogia com a vida.
A vida nem sempre é fácil e esta sempre apresentando situações que fogem do nosso controle . . Muitas vezes encaramos a mudança de forma prática e sem grandes ou nenhum sofrimento . Porque a vida é assim mesmo : estamos sempre fechando ciclos , recomeçando outros .
Mas às vezes as mudanças nos afetam diretamente . Ficamos paralisados , sem saber como agir .
Foi o que aconteceu durante a pandemia . Todos tivemos que nos adaptar com o novo modelo de comportamento que a vida exigia . Fizemos muitas travessias , algumas juntas, se apoiando em grupos de amigos ou familiares , ajudando outros a atravessar aquele momento difícil .
Uma travessia lenta e demorada que deixou marcas até hoje não completamente sanadas.
Tivemos que conviver com as necessárias travessias procurando novos modos de vida, novas estratégias que tornassem mais leve e menos estressante aquele momento difícil.
Não podíamos deixar o "mofo " invadir a alma .Não podíamos permitir que a existência se definhasse. Tinhamos sim que nos reinventar e de alguma forma ver ali florescer novas possibilidaes de aprendizado.
Ainda hoje estamos nessa travessia . Agora a travessia do pós pandemia . Temos que conviver com as perdas , com o desemprego,a fome , as alterações no trabalho, na escola e tantas outras situações .
Não podemos esquecer aqui de tecer louvores aos professores , parte importante na travessia dos alunos para que não se perdesse o foco do aprendizado , para que o prejuizo pela ausência das aulas fosse superado pelo menos em parte.
Foi difícil , mas a união de todos e o esforço de grande parte dos alunos possibilitou a travessia .
Obrigado professores que não mediram esforços e juntos conseguiram, através da tecnologia , assegurar às crianças e jovens matriculados na rede de ensino uma forma de dar continuidade ao desenvolvimento pedágogico por meio de atividades não presenciais .
A travessia continua . Agora o desafio é outro . É a travessia pós -pandemia: sanar as possíveis falhas do ensino à distância para dar continuidade aos estudos no ano vindouro.
Deus abençoe os professores que se dispuseram e ainda se diispoem a fazer a travessia do aprendizado com seus alunos.
O tempo passa, não é mesmo ? Hojé já é sábado , dia 15 , dia do desafio mensal da chica e eu ainda estou parada no tempo.
O desafio de quinta-feira acabou ficando para trás . Mas, vou recuperar o tempo hoje.
Não dá prá parar o tempo, muito menos "estacionar no tempo" . Senão a gente acaba ficando prá trás dos acontecimentos .
A Palavra escolhida para essa quinta-feira próxima passada é :
IMPARÁVEL
"Para ser imparável é preciso ser persistente."
“As pessoas fracassam não por serem incapazes, menos inteligentes ou porque não há oportunidades para elas; elas fracassam porque, em algum momento, PARAM. O mundo pertence aos IMPARÁVEIS!”O imparável é aquele que nao se deixa paralisar pelo medo de não vencer, não se detem diante de frustrações ou dificuldades. Está sempre buscando novas estratégias para vencer sua limitação e transformá-la em um novo recorde.
( observação : depois de buscar ajuda no papai google , assimilei essa definição . Eu não conhecia a palavra e ao estudá-la , percebi que seu significado e bem mais profundo do que à primeira vista , eu imaginava)
"Aquele que é imparável acaba conquistando sonhos."
***********
Mais brincadeiras , clicando no link abaixo:
http://sementesdiarias.blogspot.com/2022/10/vamos-brincar-com-chica-41.html
Um texto bíblico de reflexão do rei Salomão sobre comportamento e boa conduta. Uma reflexão sobre os valores morais e a importância de implementá-los desde a infância.
Ainda na infância ensinnar aos pequenos valores cristão e o cultivo de boas virtudes os direcionará na vida . Portanto , esses ensinamentos bíblicos não são uma promessa. Apenas conselhos de direcionamento na vida .
Evidente que aquele que recebeu bons ensinamentos na infância terá os meios necessários para uma vida reta , digna e próspera.
Pode acontecer que mesmo recebendo bons ensinamentos , a pessoa possa optar por caminhos diferentes.
Ensine aseu filho os valores e virtudes cristãs que lhe darão subsídos para se livrar do mau caminho.
A escolha é pessoal e guiada pelo livre arbitrio , mas o importante é não negligenciar os cuidados com as crianças.
Sempre haverá em sua mente um vislumbre daquilo que foi aprendido na infância.
https://kantinhodaedite.blogspot.com/2022/10/ser-crianca.html
A intenção dessa foto e mensagem é suavizar o tanto de publicações ofensivas que tenho visto na rede.
É também empregado popularmente com o significado de lamúria, lenga-lenga, discursos vazios, sem conteúdo.
Pode adquirir diversos significados, dependendo do contexto onde está sendo aplicado.
Esta é a palavra da semana para o desafio da Chica no seu blogue SEMENTES
"Senhores políticos, estamos cansados de tantas churumelas."
É um diz -que-diz, promessas falsas, tanta falácia sem argumentos que comprovem o que dizem .
Toda eleição é a mesma conversa fiada, a mesma lenga-lenga . Conversas pouco convincentes com a pretensão de iludir quem os ouve.
Esta foi minha participação.
Você pode participar também ou deixar seu comentário aqui e no blogue de amigos participantes
Uma foto incrível , flash de um momento raro . Somente um bom e sensível observador para captar esse momento inédito.
Eu não conhecia tão bela escultura e pesquisando descobri que fica em Ilinóis , Chicago / EUA. Um belo trabalho feito pelo escultor Frank C. Gaylord.
É meus amigos leitores, Blog também é cultura!
A Chica sempre nos presenteando com imagens significativas e elucidativas.
Uma imagem que veio a calhar com a data de hoje, 4 de outubro dia de São Francisco de Assis , o protetor dos animais.
O que me diz a imagem ?
Os ensinamentos de Francisco de Assis perduram até hoje e devem ser bem compreendidos e colocados em prática.
Os dias de hoje são tão cheios de compromissos que muitas vezes as pessoas perdem a oportunidade de desacelerar um pouco e olhar ao seu redor.
O olhar de Francisco não se restringia apenas aos mais pobres e abandonados , mas também valorizava a natureza e tudo que Deus nela colocou .
Seu olhar vai além dos humanos , um olhar que demonstra preocupação com a vida , com o mundo e a natureza criada por DEus.
O mundo está carecendo desse olhar mais humilde e desprovido de egismo ,egocentrismo , ganãncia e sede de poder.
Temos muito a aprender com Francisco De Assis.
Tomara possamos imitar alguns valores que Francisco nos deixou: Viver com simplicidade e em harmonia com Deus, com o próximo , consigo mesmo e com a Natureza.
Tudo isso se resume numa únicca palavra : Amor
Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
**********
Participe você também:
http://chicabrincadepoesia.blogspot.com/2022/10/botando-cabeca-pra-funcionar-28.html
Desafio com a Chica que aontece todo dia 5 , 15 e 25 de cada mês.