http://chicabrincadepoesia.blogspot.com/
**************
Sei que estou dois dias atrasada com minha participação . Peço desculpas , mas é que meu PC deu pane e não conseguia entrar de maneira alguma .
O desafio "botando a cabeça prá funcionar acontece todo dia 5, 15 e 25 de cada mês no blogue da "Chica brinca de poesia"
Achei a imagem bem sugestiva e logo o que me veio à mente foi a expressão: "fazer pé de meia "
************
Se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou foi a importância de construir um pé de meia , ou seja , fazer uma reserva de emergência .
Fazer-um-pé -de -meia , uma expressão antiga originária dos tempos da vovó .Ter um pé-de-meia nos dias de hoje conhecemos como "reserva de emergência , poupança ou qualquer outra aplicação financeira " .
Esse tipo de reserva financeira pode ser muito útil na realização de um sonho ou mesmo numa doença que surge de forma inesperada .
Durante a pandemia vi muitas pessoas aflitas e mesmo desesperadas ao se verem sem seu ganha pão de sustento diário .
Quem imaginava um caos assim como nos colocou o período mais crítico da pandemia?
Foram tantos desempregos , comercio de portas fechadas , mortes ....
A reserva de economia que as pessoas precisam deve ser intocável e só usada mesmo em caso de extrema necessidade . Caso contrário não se realiza o sonho ou numa emergência o "aperto financeiro" é inevitável.
É preciso saber poupar, já aprendi desde pequena , colocando aqui também o aprendizado da escola da vida .
Ensinamentos vindos de casa , pois nunca tive educação financeira na escola , o que considero de suma importância ,mesmo os conceitos básicos
Observo cá comigo que a geração atual parece não se preocupar muito com o "amanhã ". Vivem o hoje, estão sempre atentos às novidades do mercado que os arrastam ao consumo desenfreado e desnecessário.
Tudo querem fazer , tudo querem comprar , tudo querem participar...
Não há prioridades.
Coitado do aposentado nos dias de hoje ! Se não fez seu "pé de -meia" durante sua vida de trabalho ativo , provavelmente passará muitas dificuldades .
A aposentadoria irrisória que recebe muito mal dá para se alimentar . E o que falar dos remédios que nesta fase da vida são tantas as exigências em relação à saúde ...
Reconheço que nos dias de hoje com a vida tão cara , muitos mal ganhando para seu sustento , está difícil manter uma reserva de emergência .
Mas , não caia nas armadilhas da mentalidade do consumo .
Compre apenas o que precisar . Economize em tudo que puder , desde os gastos básicos dentro de casa: ( luz , água , ar condicionado ( esse fura nosso orçamento) , tempo de chuveiro e etc ).
O pouco que conseguir economizar , leve lá para seu "pé-de-meia ".
Com certeza, hora ou outra ele te salvará de algum aperto .
Seja consciente ! Gaste apenas o necessário !
******************************
Conselho de avó...
************De um pulo na página abaixo e veja a participação de amigos .
*********************************
http://chicabrincadepoesia.blogspot.com/