otimismo

otimismo
mensagens

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Brincando com a Chica: 32/2021--- Que furdúncio!






 

Quando ela chega é um furdúncio adoidado

E todo mundo quer ficar do seu lado

Às vezes não quero sair, mas eu saio

Do que é meu eu cuido e não me distraio

❤***********❤

Dia de brincar com a Chica . Um desafio no seu blog "SEMENTES"
E para esta semana a palavra é "FURDUNÇO"

Uma palavra sinônimo de bagunça , confusão , barulho algazarra, alarido .

 Aqui pelas minhas bandas eu conheço o termo como "FURDÚNCIO"

 Então fui tirar a dúvida no Papai Google . Constatei que as duas formas são corretas .

Ambas vem do verto "FURDUNÇAR", uma expressão mais usada no norte e nordeste do país .


Mais uma vez a "brincadeira com a Chica " esclareceu um termo regional.

Isto é muito bom .


******
 "Muito furdunço em torno do voto impresso."

****************
Você que passar por aqui pode participar também dessa brincadeira entre amigos .
 É só clicar aqui, ver a brincadeira de amigos e deixar seu parecer num breve comentário.



12 comentários:

  1. Bom dia de paz, querida amiga Edite!
    Muito furdunço nas questões que alguns interesseiros se arvoram.
    Vamos ver onde vamos parar no Brasil, meu Deus.
    Fugindo de todo tipo de furdunço que possamos, vamos viver na paz.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho e gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, rosélia.paz é o que precisamos. Mas os dizeres da bandeira,"ordem e progresso" parecem estar esquecidos.

      Excluir
  2. Edite, como sempre um post onde esclareces bem sobre o termo, origens.Legal! E tua frase ficou perfeita! Muito furdunço mesmo!!! Aliás,aqui o que mais fazem é isso! beijos, obrigadão! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Chica. Menos furdunço e mais atitudes responsáveis.

      Excluir
  3. Bom dia feliz Edite. Perfeita sua informação sobre a palavra. Aqui traduz como grande festa pré carnaval. E o furduncio em Brasília deu no que esperava. Nada de mudar regra pelo bel prazer. Viva a democracia.
    Um abraço e já um feliz fim de semana com paz amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Furduncio ou furdunço pode trazer complicações.elhor evitar.

      Excluir
  4. Bom dia Edite,
    Furdunço uma palavra com inúmeros sinónimos. Também tive que pesquisar, porque não conhecia o termo.
    Sua frase está magnífica.
    Magnífico post!
    Beijinhos e um dia abençoado.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Ailime. Eu conhecia a palavra mas tbm fui me certificar. Furdunço ou furduncio, evite

      Excluir
  5. Boa sexta-feira, Edite.
    Uma frase bem realista e bem estruturada.
    Sou nordestina, mas nunca tinha ouvido falar da palavra. Eita Chica pra nos desafiar e mexer com a nossa cuca!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Anete! Por aqui já ouvi algumas vezes a palavra. Brincar com a Chica é aprendizado cultural.

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Furdúncio... Boa palavra kkk raramente escrevo. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.