otimismo

otimismo
mensagens

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Vamos brincar com a Chica 6/2022: O que é cacimba ?

http://sementesdiarias.blogspot.com/


 O desafio desta quinta feira é com a palavra CACIMBAS
 Um termo dado , uma frase com sete palavras.

Mas o que é CACIMBA? 
Confesso que fiquei um pouco perdida com esse termo por mim desconhecido . 
 Mas pesquisando descobri que :

Então descobri também que :
"Tenho dois tipos de cacimbas no sítio."
 
Na minha região nós conhecemos por cisterna ou popularmente falando, "poço caipira " , pois difere do poço artesiano.

A diferença  da foto é que minha cisterna funciona com motor . Portanto não preciso desta estrutura com balde para tirar água . 
 O lençol freático fica a uma profundidade média e fornece água pura e cristalina .
*******
 "Também temos no pasto  algumas cacimbas  assim" :


Aqui na minha região chamamos de "caixa d'água da chuva "
Uma máquina escavadeira faz um buraco no chão em um local apropriado para recolher a água da chuva que provisoriamente serve para o gado na falta da água nas caixas de concreto  fornecidas pelo poço .
*********

Quer participar ? Vá lá no blog da Chica  e conheça a brincadeira de vários amigos .


4 comentários:

  1. As diferentes cacimbas deram um colorido especial na BC da semana da Chica.
    Gosto da última fofo que me lembra da roça em criança.
    Tinha uma cisterna na casa minha da infância, puxada com motor.
    Tenha um novo amanhecer abençoado, querida amiga Edite!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das tuas explicações e fotos. Bem esclarecedoras palavras! Valeu a curiosidade e pesquisa!
    Tua frase ficou ótima! Obrigadão! Lindo fds! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Bom sábado, Edite. Muito especial a sua participação, gostei demais de saber das suas cacimbas.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Bom fim de semana Edite.
    No meu estado também são cisternas que tiramos a agua com corda e balde. No nordeste é cacimba santa solução.
    Boa e bonita participação.
    Meu abraço com carinho.

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.