otimismo

otimismo
mensagens

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Até que a morte nos separe!




Seguir em frente … após a perda do cônjuge



Assim repetimos no dia do casamento diante do altar . Repetimos, talvez sem a convicção do que realmente essas palavras significam.

Afinal , o momento é lindo demais e é quase impossível para qualquer um dos dois noivos ali presentes pensar na possibilidade de realmente um dia a morte os separar .
Acontece que estamos sujeitos à ação do tempo ,expostos a todo tipo de imprevisibilidade . E o inesperado acontece.

Idade nem tanto avançada , mas fragilizada por doenças , efeitos de isquemia cerebral. Uma doença pulmonar crônica ligada ao tabagismo fez com que uma pneumonia achasse um ambiente propício à complicações pulmonares que o levaram a óbito .

Tudo foi muito rápido após o diagnóstico final. Após vinte dias de internação ,medo ,insegurança, angústia diante de seu corpo em coma, ele não resistiu !
Hoje está completando um mês de sua partida . Tudo ainda está muito difícil . A princípio senti-me confusa e perdida . Tudo nos fala dele , seu jeito de ser , seus sonhos , nossas conquistas /ou fracassos e suas reações diante da vida. Muito ainda a concluir...

Difícil é voltar à rotina . Falta algo em tudo que fazemos . Às vezes sinto uma sensação de abandono . A solidão é penosa . Tudo fica muito vazio e perde o sentido . A casa, grande demais...
A Bíblia diz que para tudo há um tempo debaixo dos céus :

Tempo para matar e tempo para curar;
Tempo para derrubar e tempo para construir;
 Tempo para chorar e tempo para rir;
Tempo para lamentar e tempo para dançar;*
eclesiastes, 3: 3 ,4

Vou vivendo um dia de cada vez, . É verdade que a vida nunca será a mesma depois de morte de alguém que por tantos anos juntos compartilhamos  dos mesmos sonhos, alegrias e tristezas .Mas seguir em frente com a vida , significa ainda ter muito para dar, muito a receber , muito a construir ...

Os amigos tem ajudado com companheirismo,  palavras carinhosas e de apoio .Em tempos de aflição é consolador poder contar com verdadeiros amigos que acabam por se tornar verdadeiros irmãos .

Tenho buscado também, força em Deus , apoiando-me nas orações e na Eucaristia . Sinto- O presente em cada passo que dou , em cada gesto que faço . E estar com Ele me alivia . Ele me guia e fortalece !

"O Senhor é meu pastor e nada me faltará" !

Cinquenta anos de convívio conjugal , não se esquece assim da noite para o dia. Com a ajuda de Deus , seguirei meu caminho até que Ele , enfim, também me chame ...


saudades...

5 comentários:

  1. Boa noite de paz, querida amiga Edite!
    Havia sentido sua falta, como lhe conheço faz muitos anos, sabia que poderia ser alguma coisa séria.
    Nunca poderia esperar que fosse o luto do seu esposo.
    Recebe meu abravo companheiro e carinhoso.
    Deus haverá de lhe dar todo consolo que merece pois crê Nele.
    Minha irmã em Cristo, estamos vivendo isso aqui em família, uma tia se foi e iria completar 57 de casados.
    Sei como é sua dor numa casa grande, amiga. Sensação de solidão imensa. Já vivi isso na pele muito tempo.
    Deus cuide do seu 💙!
    Meus sentimentos de pesar, amiga.
    Silêncio e abraços...
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    👼🙏

    ResponderExcluir
  2. Edite querida, com tristeza leio este depoimento de amor e dor, bom seria se amor não rimasse com dor, mas bem sabemos que nesta vida elas andam juntas. As perdas sempre nos assombrarão e vamos sofrer muito com elas, pois não fomos moldados para elas. Senti sua falta nas BCs onde participava e que se Deus quiser logo voltará, pois a vida segue e você vai precisar, reaprender a caminhar metade, assim meio torta para um lado, mas nós estaremos com você. O tempo é preciso e você deve mesmo crer nesta força do tempo. Uma dor e uma saudade amiga, sei desta dor e sei o que passa.
    Deus na sua infinita bondade está intercedendo em sua mente e vida e a superação virá gradativamente. Não se isole e se permita se consolada.
    Deus lhe abençoe e conforte neste momentos tristes,frios e vazios. Mas vai passar a dor e dar lugar às lembranças e a volta do sorriso de saber ter vivido bem esta outra metade.
    Meu abraço solidário e amigo de paz.

    ResponderExcluir
  3. Edite, que notícia triste essa! Percebi tua ausência, mas como eram tempos de férias, a coisa passou. Que pena isso! Meus sentimentos e sei bem dessa convivência... 50 anos não são para todos! Que tenhas força pra seguir em frente e viver esse luto do melhor modo possível e esperar que essa dor se transforme apenas em saudades... Nem sei o que te dizer mais! Emocionada!

    Fica bem! Fica o melhor possível e tenta levar a vida, pouco a pouco! Na certa ele de onde está, quer saber dessa parceira de vida tão amada ,que esteja bem!

    beijos e meus sentimentos! chica

    ResponderExcluir
  4. Que notícia triste! Mas, como você bem disse em seu texto, Deus te confortará, será seu apoio sempre e as lembranças maravilhosas que você vivenciou ao lado do seu esposo, vão ser acalento ao seu coração. Sinta meu abraço fraterno e desejo que Deus alivie a dor e enxugue as lágrimas, deixando a suavidade da saudade desse amor lindo, terno e forte que os uniu até a despedida final.
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Edite. Sabia que tinha ocorrido algo grave. Notei a sua ausência. Minhas sinceras condolências a você e sua família. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.