otimismo

otimismo
mensagens

terça-feira, 26 de março de 2019

Botando a cabeça prá funcionar 9/2019 -RETROVISOR




E ontem , dia 25 , foi dia de mais uma brincadeira com a Chica. Todo dia 5,15 e 25 de cada mês a Chica nos convida a “botar a cabeça prá funcionar”.
Eu até que desta vez não perdi a data , mas meu computador “brigou comigo .Ontem, “tentei , tentei, mas ele não carregava” . Depois de várias tentativas , desisti . Hoje , finalmente ele resolveu colaborar.

E aqui estou eu para escrever algo sobre esta imagem que nos remete a muitas inspirações, como vi em algumas páginas de amigos .

Ao olhar a imagem , logo me veio à mente um artigo sobre “idosos “ e “velhos” e que li há tempos .


A matéria lida traçava uma diferença interessante entre “ser velho “ e ser idoso”. Dentro da concepção do autor da matéria , “ser velho “ seria aquela pessoa que apenas soma os anos, vive de lembranças , de tempos já idos . Esquece-se de olhar para frente , caminhar em busca de novas conquistas ,esquece-se de caminhar sempre confiante e com segurança , apoiando-se nas mãos d!Aquele que é a razão da nossa existência .

Não podemos ficar presos ao passado , olhando para trás e esquecendo de viver o presente e olhar para o futuro com confiança.

. “Olhar pelo retrovisor” , é preciso , para nos direcionar . O passado , ou seja , o que ficou para trás não tem nada de novo . Ele apenas nos orienta a não causarmos estragos , orienta nossa mente a nos dizer por onde ir.

A olhada para trás , pelo retrovisor é rápida . O foco deve estar sempre à frente com confiança e sem ansiedade pelo futuro. Este será a consequência de seus passos anteriores..

Todos nós seremos idosos um dia  , mas procure sempre colocar vida aos seus anos e não anos à sua  vida . É preciso estarmos  sempre prontos a aprender , a buscar soluções, a inovar, conquistar novos espaços .

 Para o idoso a vida se renova a cada dia que amanhece, enquanto que para o “velho a vida termina a cada noite no pessimismo , na angústia , na solidão e no abandono. 

Tenhamos sempre os olhos voltados para o horizonte em busca da luminosidade do sol . Ficar olhando pelo retrovisor é coisa de “velhos “ que presos às suas tristezas e saudades deixam de curtir o dia presente e conquistar novos espaços.

*************************************************************************

Esta é minha pequena colaboração . Participe também , clicando AQUI



8 comentários:

  1. Edite, que coisa quando o computador resolve nos deixar na mão! Ainda bem deu! Adorei o texto e a reflexão que compartilhaste. Lindo de ler e pra levar pra vida, aplicar nela! Obrigadão! beijos, levei o link! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é , Chica ! Computador ajuda , mas quando inventa de torrar nossa paciência ....Que bom que gostaste. Uma reflexão que nunca me esqueci . Refletir sobre "olhar pelo retrovisor " nos impulsiona a viver o presente . Abraços .

      Excluir
  2. Que bela reflexão nesta partilha Edite!
    Lembrou-me de uma definição de Historia, que dizia, que Historia estuda o passado com o olho no presente e prevendo o futuro.Aplica-se bem aqui entre velho x idoso. Interessante como nestas brincadeiras a gente aprende e repassa conhecimentos. Por isso gosto muito de participar de todas possíveis Edite.
    Excelente sua participação.
    Carinhoso abraço e fique conosco.
    Semana a fluir belamente para você, é o que desejo.

    ResponderExcluir
  3. Uma bela mensagem reflexiva e assim vamos seguindo sempre aprendendo e se renovando Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ótima participação, Edite! Olhar sempre para frente com a força e determinação do Senhor... Ele é o Autor da nossa fé, por isso, vamos adiante sempre e desfrutando as novidades do Seu Reino...
    Texto 100% bom!
    Bjs e boa quarta-feira...

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? O que mais me chama a atenção na foto é o crucifixo. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde, querida amiga Edite!
    Que linda participação! Com uma excelente explicação que nos satisfaz muitíssimo!
    Quero viver com boas lembranças e já Deus apaga, a cada dia, as velhas e caducas.
    Eis que faço nova todas as coisas, diz o Senhor Jesus!
    Tenhamos uma vida saudável na velhice que ronda e não nos magoa.
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  7. Participação sábia, rica em inspiração, informação e expôs novos conhecimentos, adorei!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.