otimismo

otimismo
mensagens

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Vamos brincar com a Chica 7/2024"Questionários e questionários "


 

Quinta- feira , dia de participar de mais um desafio de nossa amiga Chica no seu blogue "Sementes

 Diárias "


Um termo dado , uma frase com sete palavras 





Quando a palavra chegou até mim , o que me veio à mente foram os questionários escolares.

Eu me lembro que desde os primeiros anos escolaes , já era costume a iniciação a questionários de perguntas simples , com respostas simples em matérias como" história , geografia , e língua portuguesa"  Era o que se chamava  de "conhecimentos gerais "

Lembro-me clamente da palavra  "QUESTIONÁRIO" escrita no alto da página . 
A seguir vinham as perguntas exigindo respostas completas , sem opção de múltipla escolha ou apenas de completar espaços com a palavra certa.

Hoje vejo meu neto Lucas com seus questionários quase que diários após o termino de um conteúdo . 

Este tipo de questionário exige que o aluno esteja mesmo a par do assunto e que tenha compreensão do mesmo . Testes de múltipla escolha podem levar o aluno despreparado a "jogar no bicho" como dizem .

 Pergunta com resposta completa para  um questionário

exemplificando

Qual é a extensão do rio Amazonas? Diga também onde está localizado , onde nasce e deságua .

O rio Amazonas possui extensão de 6.992 km, está localizado na América do Sul e tem sua nascente na Cordilheiras dos Andes, no Peru, com deságue no Oceano Atlântico.


(Uma pergunta com resposta que exige conhecimento)


No questionário da vida , prefere responder sobre ....


Vou deixar uma pergunta para um questionário



O que você achou da polêmica  com Ivete Sangalo e Baby do Brasil durante o carnaval ?


rsssss.... nem precisa responder , eu já imagino ...😃😠😡😞😜

reações diversas , se achar conveniente, deixe um emoji...fique à vontade 

----------------

Mais participações aqui

8 comentários:

  1. Adorei,Edite e lembro bem daqueles questionários. AFFF... E quanto à polêmica, nem me inteirei do assunto.Nada vi de Carnaval! beijos, obrigadão! chica

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde de Paz, querida amiga Edite!
    Lembro-me de alguns questionários da escola e eu gostava de responder.
    Ficou bem exemplificada a palavra na sua participação.
    Religião, futebol e política ... geram mesmo tumultos e, às vezes, até mortes, como temos visto.
    Tenha uma Quaresma abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  3. Oi Edite
    Como não lembrar destes questionários?
    Que sofrimento meu Deus
    Quanto à polêmica eu nada sei pois nada vi de carnaval preferi descansar longe das notícias carnavalescas
    Um grande abraço, querida

    ResponderExcluir
  4. Olá Edite, muito boa sua introdução para inspirar tuas frases, que bem traduzem a palavra e faz reflexão sobre as mudanças na pedagogia. Ficaram ótimas. Sobre Baby só posso dizer que a mesma chegou no aeroporto numa cadeira de rodas. Sabe lá porque. Quem fala muito dizia meu pai, que dá bom dia a cavalo kkkk.
    Um abração de toda paz.
    Feliz fim de semana abençoado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKkkk...Toninho . Gostei da sua refERÊNCIA sobre a baby, muito bem dito : quem fala muito dá bom dia a cavalos. " Melhor tivesse ficado com a boca fwhada . Em boca fechada não entra mosca . Grata pelo carinho de sempre . Abraços

      Excluir
  5. ... Consegui chegar aqui pelo blog do Toninho, cliquei no seu nome e deu certo.
    Ótima participação. Questionário não combina comigo, penso que desde a infância no período da escola, como frisou aqui. Rsss.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Edite,
    Gostei da sua participação.
    Lembro desses questionários escolares que eu apreciava imenso.
    Sempre gostei de estudar;))!
    Beijinhos e um bom fim de semana.
    Emília

    ResponderExcluir
  7. Oi, Edite! Gosto muito das brincadeiras da Chica! São sempre muito criativas. A reflexão sobre a escola me interessa muito, pois lá é o lugar onde passo boa parte da minha vida. Vivo às voltas com os questionários, planilhas e tudo o que envolve a educação.

    Gostei demais da reflexão que você nos trouxe. Como as cosas vão mudando de geração para geração! Acho lindo o círculo da vida!

    Um abraço para ti e boa semana!

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.