otimismo

otimismo
mensagens

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Vamos brincar com a Chica nº 30/ BORDADO ...da vida


Toda quinta feira a Chica nos oferece um termo para com ele formar frases de sete palavras  .
 Eu vou pedir licença à Chica para republicar um texto meu postado já há alguns anos quando tinha um blog no UOL , o blog da edimeli . 

Texto publicado em 16/7/2011, e que tem tudo a ver com a palavra B-O-R-D-A-D-O

//


A ARTE DE BORDAR A VIDA



Sempre admirei a arte do bordado. Minha habilidade nesta arte não é das mais apuradas, mas o suficiente para me perder na magia que envolve todo seu significado.
Alguns autores dizem que bordar o tecido é o mesmo que bordar dentro de nós. A arte de bordar se mistura com a arte de viver.

 Uma bonita analogia quando se compara as tramas do tecido com as tramas da vida. No entrelaçamento dos fios e linhas os entrelaçamentos próprios da vida cotidiana.
O cuidado na escolha dos matizes é o mesmo cuidado na escolha das amizades.

 Escolher com atenção os afetos que irão deixar nossa vida mais colorida e alegre. Com fios preciosos e de boa qualidade o resultado final será um bonito desenho. É como colocar ao nosso lado pessoas especiais que deem significado às nossas vidas e que realmente nos valorizem. 

.Em cada ponto dado, um passo na caminhada do dia a dia. Quando bordamos procuramos sempre dar os pontos certos para chegar ao desenho desejado. Mas, acidentes acontecem. E pode-se perder algum ponto. Ou se desviar do gráfico tracejado.

 Então é preciso voltar atrás. Desfazer o erro é desmanchar o bordado. Recomeçar tudo de novo com muita paciência. Pode acontecer de ficarem marcas grandes ou pequenas.  Como na vida. Mas o importante é o valor que se dá a cada ponto. Ou a cada passo.

Errar, desmanchar. Cair, levantar e continuar...
Dizem que um bonito e perfeito bordado se admira pelo avesso. É no avesso que nos revelamos.  O avesso do bordado revela o capricho da bordadeira.  O avesso da vida mostra nossa capacidade em lidar com frustrações e eventuais fracassos. Revela nosso eu interior.

Um avesso cheio de nós, pontas soltas ou embaralhadas revela uma pessoa descuidada, preocupada apenas com a aparência. E não devemos deixar nos levar apenas pelas aparências.

É no avesso que mostramos nossa capacidade em desembaraçar os nós também da vida. Mostramos nossa retidão e nossa capacidade de superação. Se não se chegou à perfeição, pelo menos tentou caminhar com equilíbrio e bom senso.

O avesso do bordado cheio de nós , pontas soltas  ou embaralhadas, revela não só as dificuldades como também  nas marcas deixadas  pode-se  notar sinais de coragem e persistência na tentativa de desembaraçar nós e unir pontas soltas.

Unir pontas soltas ou desembaraçar nós é bordar a vida com amor e paciência para vencer os medos, as angústias, a solidão, as frustrações.

E assim, em cada ponto dado, em cada emaranhado de linhas, ora seguindo adiante, ora desembaraçando nós, vamos bordando a vida. Escrevendo e delineando a própria história.

EDITE  LIMA

********************************************************************

Esta foi minha participação . Espero que gostem ,reflitam sobre a mensagem do texto e possam fazer um bonito bordado da vida 

http://sementesdiarias.blogspot.com/

Brinque você também , clicando no link acima



9 comentários:

  1. Que texto lindo,Edite...Saído do coração! Adorei e a frase final maravilhosa,lembrando como vamos bordando a vida...Perfeita! Obrigadão! Levei teu link! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Edite,
    Um texto maravilhoso sobre o tema, em que se destacam suas criativas frases. Adorei.
    Um beijinho e ótima quinta feira.
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. Bom dia de paz, querida amiga Edite!
    Um texto que emociona ao ler e quem borda sabe bem ao que se refere

    "Escolher com atenção os afetos que irão deixar nossa vida mais colorida e alegre. "

    A vida ganha cor com Amor.
    A frase final diz tudo.
    Parabens, querida!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto!Linda participação cheia de significados! Adorei!
    Abraço, boa quinta-feira!
    Sonia

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? mais uma palavra que raramente escrevo e leio: bordado....Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Encantada com o brilhantismo do seu texto minha querida, enveredou pelo caminho do bordado com analogia da vida ! Lindo, perfeito.beijos.

    ResponderExcluir
  7. Encantada com este texto maravilhoso, super reflexivo e profundo, amei!
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  8. Nunca li algo tão maravilhoso quanto essa postagem tão linda sobre o bordado, Edite! Um espetáculo de dizeres sábios que me fizeram tão bem, justo agora que estou de saída para a psicóloga. Bendita és tu! Beijos! Voltarei aqui para saborear melhor!

    ResponderExcluir
  9. Que tão belo texto,Edite
    Agradeço a sua gentil visita.
    Um carinhoso abraço de
    Verena

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.