otimismo

otimismo
mensagens

domingo, 19 de julho de 2020

Vamos brincar com a Chica / 29: "GRUPO ESCOLAR"

lembro-me bem dessas carteiras antigas 

E venho hoje participar da Brincadeira Semanal da Chica .  A palavra desta semana é GRUPO , palavra que trouxe recordações do passado e me fizeram fazer um pequeno relato , incluindo as frases com 7 palavras durante a transcrição . 




Curioso como apenas uma palavra como a indicada pela Chica nesta última quinta -feira nos leva de volta a um passado remoto , mas nunca esquecido . Refiro ao “grupo Escolar “ da minha infância . Como esquecê-lo ? Foi ali num ambiente simples ainda com carteiras de madeira, alunos sentados aos pares, que iniciei meus primeiros passos na leitura e escrita .
Grupo escolar , tempos idos de tantas lembranças .

Ficaram na memória as crianças bem comportadas á frente do “Grupo escolar” . Diante da Bandeira cantávamos o hino Nacional . Ah, doces lembranças ! 
O prato de sopa que comprávamos se quiséssemos ter essa regalia ! 
E a hora do recreio então ? Sempre muita alegria. A gritaria da criançada ecoava dentro dos muros . Nada de fugir pulando o muro . Havia respeito e “medo “ do castigo que com certeza viria .

O Grupo escolar surgiu buscando uma tentativa de romper laços com o passado imperial . Bem como atender às necessidades da sociedade na era da industrialização, onde as áreas urbanas expandiam-se rapidamente .

Entrei para Grupo Escolar aos 7 anos . Talvez 1955...já faz tanto tempo! As normas já não eram tão rígidas , mas lembro-me da obrigatoriedade do uniforme e da fila na porta da sala de aula antes da entrada acompanhada da professora. Também não me sai da memória as crianças se levantando todas ao mesmo tempo , caso entrasse o diretor ou outra autoridade . Um regime "quase militar ", mas que surtiu um  efeito positivo naquela geração.

Lembro-me da cartilha de alfabetização silábica e da tabuada “decorada” . E ai de quem não a soubesse .

Posso dizer que a realidade educacional de nossos dias está bem distanciada dos restos de lembranças que a escola do passado guarda na memória .
******************************************************************************

Muito gratificante falar do meu Grupo Escolar "Augusto Severo" 
*****************************

Meu antigo Grupo Escolar ainda funciona no mesmo prédio , claro com algumas reformas . Hoje a escola chama-se "EE. Maurício Milani ", uma homenagem a um antigo Funcionário da casa 



Curiosidades

A palavra " G-R-U-P-O" escolhida pela Chica me fez voltar ao passado . Descobri dando umas voltas na net que existiram muitos grupos escolares esparramados pelo  BrasiL , tendo como patrono "Augusto Severo "

Augusto Severo nasceu numa pequena cidadezinha , Macaíba, Rio Grande do Norte . Teve uma curta carreira política  sendo eleito deputado uma única vez . Desistiu da carreira política
 e em 1880 estudou engenharia politécnica no Rio de Janeiro . Então , como inventor , projetou alguns dirígíveis e balões .

Finalmente, em um dia com boas condições climáticas, na manhã do dia 12 de maio de 1902, o PAX finalmente voou pelos céus de Paris, com destino a Issi-les-Moulineaux. Logo depois da bem sucedida decolagem, um dos motores parou quando o balão estava a 400 metros de altitude, seguindo-se uma explosão que resultou na morte de Augusto Severo e do mecânico Georges Saché. Os destroços da aeronave caíram na Avenue du Maine.
No dia 23 de outubro de 1906, em Paris, Santos Dumont fazia uma exibição pública de um voo do l4-Bis.
Augusto Severo, inventor brasileiro, precursor de Santos Dumont
*************************


5 comentários:

  1. Que legal,Edite! realmente quem não lembra do Grupo escolar dos idos tempos? Muito bom e tuas frases ficaram ótimas! Obrigadão!
    Adorei ver a foto do teu Grupo Escolar...Quantas brincadeiras e folias aprontaste por lá,rs...Hoje teu Grupo mudou o nome e trouxeste as explicações. Valeu! beijos, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de Domingo, querida amiga Edite!
    Parabéns pela pesquisa primorosa!
    Não conhecia o patrono de tantos grupos escolares.
    Não estudei em grupos, morei no interior na idade infantil e fui a uma particular.
    Você me fez lembrar de algo inesquecível: levantávamos todos juntos como disse na chegada da diretora ou visita. Achava legal!
    Muito boa sua participação.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Quando fala grupo, lembro de grupo musical. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Edite, também pensei logo no meu grupo escolar Professor Emílio Pereira Magalhães, que ainda funciona como escola, numa rua próxima a que eu nasci.
    Bonita e saudosa participação amiga.
    Uma linda semana com os cuidados.
    Meu terno abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.