otimismo

otimismo
mensagens

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Botando a cabeça prá funcionar : 20/2020--- Calçadas irregulares


Todo dia 5, 15 e 25 do mês , a Chica nos apresenta uma imagem para sobre ela exercitarmos nossa criatividade . Eu confesso que quando vi estes paralelepípedos mostrando o calçamento de um trecho de rua ou garagem fiquei um pouco perdida . E agora , o que falar de pedras tão frias numa rua aparentemente vazia ?

Pensei logo nos dias mais rígidos de quarentena onde as ruas não tinham vida . Eram praticamente ruas fantasmas . Felizmente , aos poucos a vida parece estar voltando ao" normal ". Claro que com altos e baixos , muita informação desencontrada , mas vamos caminhando para um novo tempo.  
Se as pessoas fossem mais conscientes, se comportassem com mais responsabilidade , tudo caminharia melhor . 
Mas , venceremos .
Bem , mas vamos ao calçamento com essas pedras hoje tão pouco usadas . Temos outras opções no mercado de nossos dias , e ruas calçadas com paralelepípedo normalmente são antigas e tem  um importante apelo histórico . 

Aqui em minha cidade ainda temos algumas ruas mais periféricas com esse tipo de calçamento . 
Paralelepípedo são pedras irregulares e com o passar do tempo vão ganhando sempre mais irregularidades que dificultam o caminhar e também  fazem os carros ou ônibus sacolejar um pouco . 

Aos poucos as ruas mais antigas tiveram seu calçamento de paralelepípedo substituidas pelo asfalto . 
O calçamento com paralelepípedo é considerado ecologicamente correto ,   pois permite um melhor escoamento da água da chuva , que chegam com mais facilidade aos lençõis freáticos . 

Mas é preciso que seja bem conservado exigindo boa manutenção. Caso contrário sua deteriorização pode causar acidentes não só a pedestres como tmbém a carros que por ali trafegam . 

***************************************************************************

O trecho apresentado na imagem parece novo ou muito bem conservado . Mas mesmo assim ,  o calçamento fica irregular devido à própria forma das pedras . E em tempo de chuva o piso fica escorregadio, tornando-se mais perigoso ainda . 

Apesar desses inconvenientes , muitas cidades históricas encontram resistência por parte dos moradores quando se fala em troca por calçamento asfáltico . Uma forma de manter a memória histórica do local .
*****************   ****************   ************

isto ainda acontece ! Um absurdo !
cuidado !

8 comentários:

  1. Boa noite de serenidade,querida amiga Edite!
    Uma participação muito sensata.
    As frestas entre os paralelepípedos podem causar danos horríveis, tombos até fatais se bater com a cabeça.
    Ah! Se fossem conservados, ficaria propicio mais bonito.
    Muito boa explicação do correto no calçamento.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Muito legal e bem pensada tua inspiração,Edite. Realmente há calçadas de todos os tipos e os escorregões nos dias chuvosos, um perigo! pensaste em tudo!Adorei! Obrigadão! Lindo dia! levei teu link! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Edite,
    Gostei da sua reflexão sobre as calçadas.
    Pois aqui onde moro ainda há cerca de dois anos se fizeram pavimentos nalgumas ruas tal como o da imagem e também junto aos prédios para estacionamento.
    São lindos! Têm o senão de magoar um pouco os pés se não temos calçado adequado. Mas acho lindo e dou muito valor a quem trabalha nesta arte.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Edite,
    Esse tipo de calçamento me lembra o passado. Aqui também onde moro foram substituindo o paralelepípedo por asfalto, e hoje em dia são muito poucas ruas que ainda tem.
    Abraços, Sueli

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Edite,

    Sua participação nos traz uma mensagem valiosa, é preciso cuidado ao caminhar por esses calçamentos, piso irregular é tombo certo, já tomei uns tantos.kkkk
    Grande participação amiga.
    Bjs e boa tarde.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa participação e descrição das diferenças entre as formas de calçamento das ruas. bjs

    ResponderExcluir
  7. Uma inspiração também diferente mas bastante instrutiva! Merece aplausos, viu? Continuação de ótima semana! Meu abraço!

    ResponderExcluir
  8. Que legal Edite suas ponderações e reflexões sobre as pedras, que carregam historias e que servem como elemento facilitador do escoamento das águas pluviais.
    Ainda temos pelo interior várias cidades com este tipo de calçamento.
    Perfeita inspiração amiga.
    Carinhoso abraço de paz e feliz fim de semana.

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.