otimismo

otimismo
mensagens

terça-feira, 7 de setembro de 2021

botando a cabeça prá funcionar 25/2021: Pontes entre avós e netos




Somente você pode construir a ponte que te levará a novas descobertas e realizações .


Uma ponte é a imagem que a Chica trouxe para esta 25ª brincadeira mensal no seu blogue "Chica brinca de poesia "





E não é que o dia 5 passou e eu nem me toquei ?
O atraso na participação é justificável , mesmo atrasada  quero dar minha colaboração .
***
Casa cheia neste final de semana, visita dos netos .
Fiquei   completamente fora  da rotina . É o que sempre acontece cada vez que meus netos vem me visitar . Foram poucos dias , mas que sempre são intensos e ricos em momentos especiais .
 Faço questão de curtir cada momento , participar de todos os encontros ao redor da mesa , no sítio ou empoleirados na cama  vendo filme .



 

Estabelecer rotinas agradáveis entre avós e netos fortalece elos de ligação afetiva , fazendo com que ambas as partes se beneficiem de um bom relacionamento .

No meu caso , quando meus netos vem me visitar eu me vejo  como uma ponte para seu mundo exterior .

Saindo de um grande centro para uma visita à minha casa ,em uma pequena cidade do interior , estabelece-se um elo de ligação com uma nova realidade bastante diferente daquela a que estão habituados .

É a vida do interior , as visitas ao campo , o contato com os animais da fazenda que oferece-lhes novos conhecimentos e facilita prazeres e emoções  que fogem de seu cotidiano numa grande cidade.

Eles adoram compartilhar ideias, interesses e habilidades diferentes daquelas que aprendem diariamente com os pais . Assim vamos fortalecendo nossas relações afetivas a cada visita .

Trazemos à tona alguns momentos de nossa infância , aspectos de nossa vida de estudante , brincadeiras “antigas” comportamentos e costumes de hoje e de outros tempos .

Avós oferecem aos netos a sabedoria adquirida durante a vida , histórias e modos de vida diferentes enquanto que os netos restiiuem a eles a alegria de viver estimulando-os a realizar atividades que fogem de sua rotina e desafiam o corpo a se manter ativo e a mente lúcida .

Avós que aprendem a construir pontes com os netos e também com os  filhos,  dificilmente vão reclamar de solidão.

***********

http://chicabrincadepoesia.blogspot.com/


Veja  a participação de amigos e deixe sua opinião que só virá enriquecer o desafio. 

 .

9 comentários:

  1. Que delícia essas visitas dos netos e convivênsia tão boa com eles.Faz um bem enorme! Adorei a ideia dessa ponte entre avós e netos...LINDO! Obrigadão! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ponte entre avós e netos é favorável e gratificante dos dois lados. Bjcas

      Excluir
  2. Querida Edite!
    Como é bom essa convivência com os netos!
    Essas convivências são verdadeiras pontes de amor!
    Adorei sua participação.
    Bjs
    Marli

    ResponderExcluir
  3. Bom dia de paz, querida amiga Edite!
    Muito bonita a convivência entre avós e netos. Um é ponte ao outro.
    Estive com meus pequeninos uns dias.
    Muda nosso humor, nosso ânimo fica elevado.
    Parabéns pela escolha da ponte da voternidade!
    Tenha um dia de paz e abençoado!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder experimentar a voternidade é vivenciar a maternidade de uma forma mais profunda e com mais sabedoria. Bjs

      Excluir
  4. Olá Edite
    Linda participação, achei belíssimo o que você falou dos avós e netos. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  5. Avós e netos, uma relação de afetos insubstituíveis.Abcs

    ResponderExcluir
  6. Uma bonita analogia com uma relação que sempre há aprendizado dos dois lados. Lembro que nas minhas férias passava toda ela com minha avó paterna e era meu paraíso estar naquela roça, sem a luz elétrica, mas com a vida toda à minha frente, desfrutando de toda a natureza, me deliciando com a fartura de frutas. Era um mundo diferente, mas que me agradava muito. Hoje lembro bem de cada férias ali vivida e da imagem da minha avó alegre com nossa presença.
    Obrigado Edite por me proporcionar esta viagem no tempo.
    Carinhoso abraço amiga.

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.