otimismo

otimismo
mensagens

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Brincar com a Chica :39/2021 / VOCÊ TEM UMA COMADRE?

 


Hoje, quinta -feira , a Chica nos apresenta para a brincadeira semanal a palavra C-O-M-A-D-R-E.
 Essa brincadeira acontece toda quinta-feira no seu blogue "SEMENTES"
Comadre é uma palavra que dá  margem a duas interpretações , as quais explico abaixo :



Quando vi a palavra escolhida para essa semana a primeira coisa que me ocorreu foram as “comadres de antigamente" . Sim , antigamente , porque nos dias de hoje dificilmente se ouve uma pessoa se refeir à outra como “comadre” .

Comadre era o termo usado para se referir às madrinhas de batizado de nossos filhos . Era um tal de comadre prá cá , comadre prá lá . E a amizade parecia se intensificar . A comadre era”quase “ da família .

Depois o termo banalizou e passamos a ouvir sobre “conversas de comadres” . O termo era referente àquelas senhoras que gostavam ou gostam até hoje de ficar de “ti-t-ti “ no portão ou na beira do muro .

Bem , mas hoje os tempos são outros e não dá mais prá ficar de “ lero ,lero” no portão . Mas no telefone ou no zap  dá.  E prá quem gosta , é um prato cheio.


Então minha frase fica assim :


Tenho uma comadre que é muito especial .


Mas eu explico : não é comadre de fofocas não . É a madrinha de batizado de minha filha . E nunca nos chamamos de “comadre”. Tenho um carinho especial por ela e foi difícil para mim quando a vida nos separou .




http://sementesdiarias.blogspot.com/


Quanto à comadre hospitalar , se puder evitar...


**************

Uma brincadeira alegre que sempre acrescenta e aumenta nossa interação no blogue .

Particpe também :

http://sementesdiarias.blogspot.com/

7 comentários:

  1. Edite, como sempre brilhante...Adorei tuas frases e explicações e tive que rir do teu comentário deixado lá,rs...Bem isso mesmo!!AFF...Obrigadão,beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Uma comadre amiga e especial, que bom, Edite. Gostei também da outra fase, se possível evitar, concordo mesmo.
    Uma boa noite e até Outubro... Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Quando eu leio a palavra comadre, já vem a minha mente relação com fofoca... Rs... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Uma boa noite Edite e feliz fim de semana.
    Meu pai dizia que aceitar um convite para batizar uma criança, era aceitar uma amizade e uma responsabilidade imensa, pois somos os primeiros substitutos dos pais na falta. Tenho alguns afilhados e comadres.
    Perfeita sua participação amiga.
    Um abração e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Edite,
    Magníficas as suas frases!
    A primeira se refere às comadres que em geral até são da família!
    A segunda, se pudermos evitar excelente;))!!!
    Beijinhos e ótimo fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  6. Ótimo quando as comadres são legais, Edite.
    Fujo da comadre hospitalar.
    Gostei muito das suas frases.
    Excelente fim de semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  7. Excelente sua participação, amei! Também, tenho comadres especiais.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.