otimismo

otimismo
mensagens

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Vamos brincar com a Chica 43/2022: O que é preleção?

 


o que é ????

  

Preleção: Substantivo

O que é :
Atividade que tem como finalidade uma ação didática ou educativa, realizada em formato de palestras ou rodas de conversa.

 Não pode ser confundida com "discurso " que segue outros caminhos de argumentação e persuação.

"Muitas preleções dos pais, ouvi quando criança."

E a gente ficava bem quietinho ouvindo . Muitas vezes "a preleção" não passava de um "sermão" daqueles bem chatos . 

Quando o pai dizia " vamos conversar " , a gente já sabia:

Chiiii...lá vem sermão .
Era como "um puxão de orelhas " disfarçado em palavras  que podiam ser calmas e mansas , mas também podia vir sérias acusações . Depois vinha o castigo.

Mas também havia aquelas preleções de "estímulo " como aquela que meu pai me fez quando eu quis abandonar os estudos na terceira série ginasial.

Meu pai teve tanta paciência comigo , conversou de forma tão calma, ilustrando com exemplos , falando sobre pensar no futuro , das recompensas que viriam, dos frutos que colheria . Tanto falou que me convenci e até hoje agradeço por ele não ter desistido de mim.

Graças às suas palavras motivadoras , hoje tenho uma profissão.
******************

"Preleções educativas dos pais ,trazem bons resultados ".

********

Uma sugestão  de leitura para você

8 comentários:

  1. Que legal e divertido ficou! Realimente quando éramos chamados às conversas, já sabíamos..rs...Mas hoje temos saudades de poder ter os pais por perto pra dar essas preleções... Adorei! beijos, obrigadão! Tuuuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de toda paz, querida amiga Edite!
    Meu pai foi meu incentivador também. E as Preleções dele eram só do bem. Já o lado materno, valha -me, Deus! Só coça e dedo em riste.
    Muito boa participação.
    Tenha um anoitecer abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Edite. Uma boa recordada dos sermões dos pais, que sempre achavam uma hora para esta chamada. Havia muita preocupação com educação e comportamento.
    Perfeito amiga.
    Abraços e que tenhamos um processo leve de votação.
    Um bom e feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Preleções dos pais valiam ouro, Edite.
    Gostei muito da sua frase.
    Tenha um fim de semana leve com muita paz.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente nós dias de hj parece não ser comum preleção dos pais aos filhos
    País se justificam que estão sempre cansados e a educação acaba por ficar falha.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Edite,

    Preleções dos pais podem ser muito benéficas aos filhos e geralmente resultam em ações positivas, se os filhos as acatam.

    Beijão

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.