otimismo

otimismo
mensagens

sábado, 20 de julho de 2024

Aceitar a velhice sem medo




E , aceitando o dsafio da Chica , vamos brincar mais um pouco . 

ÀS segundas , a Chica traz um ditado ou uma palavra gaúcha como inspiração para discorrer sobre a mesma 


MATUNGO,

é a palavra da semana , termo que desconhecia até o momento .

Matungo = cavalo velho , imprestável, inútil

Termo que pode ser associado pejorativamente também a pessoas .

********






https://chicabrincadepoesia.blogspot.com/2024/07/tristeza-danada.html


 "Quero deixar como legado às gerações mais jovens a possibilidade de estas vislumbrarem e desejarem suas velhices. Serem velhas sem medo."

****

A frase acima tomei conhecimento dela através de uma reportagem onde alguém de mais idade era interpelada em como se sentia com o avançar do tempo. Então me apropriei dela .

"Todos vamos ficar velhos" , já dizia Adélia Prado em suas reflexões . Não há este , nem aquele . A idade chegará para todos . Ficar velho é inevitável .

 O segredo está em "não se sentir velho". Envelhecer não é sinônimo de ser inútil , sentir-se um "MATUNGO", ou seja um imprestável .

Ficar "jogado num canto" pode depender de cada um . 

Não se apaixone pelo pijama . Procure ficar longe dele . Seja participativo . Os dias de hoje nos permite essa movimentação praticando esportes, cuidando não só do corpo , mas tendo como foco a saúde e bem estar psicológico e emocional. 

Há diversas atividades que o idoso pode aderir para ter um bom convívio social , fazendo com que fuja do isolamento e solidão.

Para retardar o processo do envelhecimento é possivel diversificar a rotina.

Os filhos cresceram , alçaram vôos, vieram os netos . Se a gente bobear vão ser os primeiros a nos considerar "matungos "

Já tentaram me limitar , mas eu resisto e continuo minha saga de não me tornar um ser "MATUNGO"

Longe de mim! . Enquanto a vida latejar em mim , essa será minha meta : Sentir-me útil e necessaria .

Penso que estou no caminho certo : uma vez a minha neta com apenas 8 anos disse em uma conversa mais ou menos assim : "Se a mamãe ficar velha igual à vovó... (risos de aceitação.)"

Nesta semana mesmo , saindo do supermercado encontrei com uma ex-aluna de 1ª série que hoje é uma grande amiga . Deve ter a idade de meu filho mais velho . Aliás , os dois fazem aniversário no mesmo dia .

Sorridente ela veio me cumprimentar efusivamente . Em conversa focamos no assunto "melhor idade " . Ela me disse que se inspira em pessoas que como eu e tantas outras de seu conhecimento  mantem sua autonomia , são ativas e participativas na comunidade .

"também quero entrar na velhice assim como vocês , amigas que conheço e convivo . Não pretendo "pendurar a chuteira e ficar desfiando doenças intermináveis ". Envelhecer não é uma questão de idade , mas de saúde e mentalidade.", continuou ela.

Até aquele momento de nossa conversa não conhecia o termo MATUNGO. Mas , agora , refletindo  fico feliz por não estar trilhando o caminho para me tornar um ser "MATUNGO" .

********

VAMOS RIR UM POUCO



KKKKKKKKK......


5 comentários:

  1. Parabéns pelo desafio aceito e com grandes verdades. Cada faze da vida devemos viver bem e agradecer a Deus por estarmos vivos. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Rssss...Adorei! Não podemos mesmo nos assustar com a idade que temos! Encarar os anos e viver do melhor jeito que der,sem matungos nos sentir! Adorei! Bjs obrigadão, chica

    ResponderExcluir
  3. Olá Edite
    Não podemos permitir que nossa maior idade nos transforme em matungos
    Excelente a sua participação
    Adorei
    Ótimo fim de semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Matungo? Juventude ou velhice, mera questão de tempo; humanidade é outra história.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  5. Que texto excelente!! Também, penso dessa forma, chegar à velhice, todos vamos, mas sentir-se matungo, de forma alguma. Por isso participo do Grupo Girassol, só de pessoas aposentadas que vivem um ciclo novo, de viver bem, de ser feliz com encontros, viagens, fazendo artes e dançando. É a melhor idade, a idade da maturidade, da sabedoria e de aproveitar a vida intensamente.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.