otimismo

otimismo
mensagens

quinta-feira, 19 de março de 2020

Vamos brincar com a Chica / 12/2020 FERMENTO


Diante da Palavra de hoje para a brincadeira semanal da Chica, ( FERMENTO) ocorreu-me a Parábola de Jesus :

 O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar toda ela levedada. (Mateus 13:33)”


Na Parábola do Fermento, O Senhor compara o Reino de Deus com o fermento que uma mulher misturou em uma grande quantidade de farinha. A mistura resultou na fermentação da massa. Como já é de conhecimento geral, a função do fermento é dar volume e qualidade a uma massa, o que torna necessário seu uso para fazer bolos, tortas ou pães. A história é uma metáfora para o crescimento interno do Reino de Deus no mundo. Da mesma forma que o fermento penetra e se espalha dentro da massa fazendo-a crescer, o Reino se alastra pelos quatro cantos da Terra.




Nós cidadãos do Reino temos que ser um agente de mudança, no nosso trabalho, na escola, em casa, no governo em todo lado, Deus nos escolhe como aquele que trará a mudança. não estamos aqui para acomodar com que o mundo nos traz, mas ser um fermento para influenciar a todos.


Pede-nos o Papa Francisco 

"Sejam fermento nas comunidades paroquiais às quais pertencem."
Eu os encorajo a multiplicar as oportunidades de encontro para compartilhar a sua riqueza cultural e espiritual, deixando-se ao mesmo tempo enriquecer pelas experiências dos outros.( Papa Francisco )

**********************************************
É HORA DE SER FERMENTO NA MASSA

Como ?
Estamos vivendo tempos críticos . Estamos todos no mesmo barco. Um pequeno ser invisível, mas aterrador, está colocando em pânico a população . Coronavírus , não escolhe este ou aquele. Todos somos sucetíveis ao contágio .

 O mundo parou ...O planeta está em alerta .
As crianças estão em casa , férias antecipadas e forçadas . Papai e mamãe , também .Muitos já foram dispensados prá prestar serviço em casa . 

Idosos estão reclusos , bem como outras pessoas do grupo de risco .Serviçais também foram dispensados . Medida de proteção , uma vez que o trajeto é feito de ônibus e podem ser transmissores involuntários ao também se contaminar viajando ou tendo que passar por lugares de aglomeração de pessoas .


o que fazer ?


A hora agora é de ser consciente, colaborar com a prevenção individual e coletiva, orientar os pequenos, proteger os idosos e ser solidário. Juntos é que conseguiremos o êxito tão desejado. 

É hora de aproveitar as crianças em casa para estreitar laços afetivos , estimular o convívio familiar uma vez que na maioria das vezes nunca os pais tem esse tempo . 

Aquele vovozinho ou vovozinha quase sempre “esquecido “ não voluntariamente , mas por falta de tempo , a  maior proximidade afetiva dele é sempre o cuidador . Procure conhecê-lo melhor nesses dias de isolamento em casa . Converse , leia para ele, faça companhia, tenham juntos momentos de prazer ,escute-o...

No prédio tem algum vizinho idoso que precisa de ajuda para coisas simples como ir ao supermercado ou à farmácia ? Ofereça-se , você que não está no grupo de risco . Vamos dar as mãos e juntos superar essa crise que com certeza passará.

Em momentos de crise, solidariedade e empatia são sentimentos que devem nortear as atitudes individuais para um bem estar coletivo.
Portanto nada de sair por aí estocando alimentos em excesso , esquecendo-se daqueles que não tem condição para isso pois vivem do seu ganho diário . 

O álcool nas prateleiras sumiu . As máscaras também . Tudo fruto do egoísmo que faz com que os produtos se esgotem e os preços alcancem alturas prejudicando aqueles de menor poder aquisitivo.
Vamos pensar coletivamente, inclusive nas orações e pensamentos positivos .

Julgamentos, preconceitos e egoísmo não devem estar na lista de hábitos de higiene para prevenir a Covid-19.


**************************************************************
Desculpem , mas coloquei "muito fermento na massa "
Acabei fugindo do tema da brincadeira da Chica.

Mas é que :
Somos o fermento transformador da realidade.

Edite 

EM, Jesus na retaguarda e todos os anjos a nos proteger

3 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Adoro pão caseiro. O cheiro do fermento lembra a minha infância. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Suas colocações, não fugiram da proposta, pelo contrário, enriqueceu, multiplicou nossos conhecimentos e nossa capacidade de refletir sobre tudo o que estamos vivenciando. Precisamos ser fermento que influencia a verdade, que transforma e que traz segurança e esperança de sairmos vitoriosos.
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite de paz e saúde, querida amiga Edite!
    Semana passada vi sua postagem e depois ela sumiu... Não entendi.
    Hoje, por sorte, está aqui.
    Fomos pelo fermento bíblico e é o primeiro que nos vem à mente, amiga.
    Muito com ter você na brincadeira...
    Não se afaste de nós.
    Tenha dias abençoados na proteção contra o vírus impiedoso!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.