otimismo

otimismo
mensagens

terça-feira, 26 de julho de 2022

A magia dos avós

 



Hoje quero parabenizar todos os avós , criaturas dóceis , carinhosas que fazem parte do mundo mágico dos netos .  Porto seguro de gerações e gerações, transbordam amor , ternura, paciência e sabedoria.

Um amor incomparável , adocicado , diferente . Avós que criam mmemórias que o coração guarda para sempre. 



"Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos e os pais são o orgulho dos filhos "

(Pv 17: 6)




 A CASA DA VOVÓ


Na casa da minha vó

ali me sinto à vontade

Já até monopolizei a TV

prá ligar meu video game


Tem sempre quitutes gostosos

 sempre  do melhor que há 

Tem docinhos , bolos e tortas

Tanta gostosura 

 Que acho delícia pura


Vóvó não briga com a gente 

 Aprecia minhas brincadeiras 

Mamãe é quem ralha sempre

Porque me acha bagunceiro


Vovó está sempre risonha 

Mesmo contrariada

Tem sempre um sorriso bondoso

 Me deixando mais dengoso


Um jeito de falar estranho 

Que me faz rir escondido 

"É centi um,centi vinte , centi trinta

centi quarenta , centi cinquenta..."


E assim segue a sequência 

 Jeito de falar arranjado

 do pessoal do interior 

 Onde vovó sempre morou.


Embalados neste falar curioso

Vamos construindo frases novas

 Sempre com muito respeito

Tudo acabando em risadas.


**************************






Meus netos 


Curioso como as crianças estão sempre atentas à conversa a sua volta . 

Pensamos que estão distraídas com seu vídeos games ou jogos no celular  enquanto a conversa rola solta entre os adultos. 

 De repente se escuta uma "risadinha " disfarçada .  É o Lucas olhos fixos no celular , mas de antenas ligadas : Vovó falou "centi e trinta "

É o falar rápido do paulista do interior que vai adquirindo vícios de linguagem no falar do dia a dia :

E quando se vê estamos"engolindo "S" inventando palavras :"tamém , Centi "..., , "cadê ela" em vez de "onde está ela "...etc... 

Falamos tão rapido que acabamos por dizer : "terminano" em vez de terminando , "Estou sainno" , em vez de estou saindo ... São tantos vícios , que vivo tentando me corrigir meu falar, mas sempre escapa algum . Muito comum isso no nosso interior paulista . 

Felizmente Lucas e Maria Eduarda têm bons professores de português e pertencem a um meio cultural onde esses vícios não se aplicam.

Lucas e Maria Eduarda estão sempre atentos e fazem questão da pronúncia no plural das frase com todos os "S" m ou ns : quantos faltam..., eles foram ... e assim sucessivamente .


Me ocorreu descrever esta caracerística específica de meus netos que sempre acaba em brincadeira. Ensino, mas também  aprendo  muito com eles.


***********




Brincadeiras que fazemos para "zoar" os vícios de linguagem

Nina , "vamo dá" uma "vortinha "na praça .

Hoje tem salada de "arface ""

Lucas, vá tirar essa "carça "

Maria Eduarda , troca de "brusa "

"Vamu cumê" criançada, o "armoço" tá pronto.

E é só risada , claro brincadeiras nossas .

Eles se divertem com as descobertas que fazem na linguagem.



É na casa da vovó que o passeio a cavalo acontece



Faz tempo que o encontro dos 4 não acontece.

Estamos ansiosos , porque agora em agosto Brasil e Alemanha se encontrarão .

Sejam bm vindos , netos amados .

Vamos matar a saudade !



*************





4 comentários:

  1. Que lindo post e como é boa a cumplicidade com nossos netos em brincadeiras e vida! Adoro! beijos, tudo de bom e parabéns atrasados! chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Edite,
    Lindo seu post sobre os avós, seres deliciosos, que são os melhores companheiros de seus netinhos.
    Que em breve possa reunir de novo seus netinhos.
    Adorei o poema, muito delicado e carinhoso.
    Beijinhos e um ótimo dia.
    Ailime.

    ResponderExcluir
  3. Voltei, querida!
    Vi que não entrou meu comentário onde eu agradecia suas amáveis palavras pelo meu aniversário. Foi muito gentil e me dispensou palavras de afeto fraterno que me comoveram.
    Quanto ao seu post comemorativo do nosso dia, ficou divino.
    Estar rodeada dos netinhos é uma bênção.
    mesmo quando eles crescem.
    Parabéns pela linda prole e pelo zelo de avó que tem por eles.
    Fica para sempre na lembrança deles todo carinho recebido.
    Seja feliz e abençoada!
    Beijinhos 💐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada rosélia. Sempre muito gentil e atenciosa. Netos são na verdade seres que dão cor a nossa vida .. parabéns duplicado: pelo aniversário e pelo dia dos avós.abracos

      Excluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.