otimismo

otimismo
mensagens

quinta-feira, 14 de março de 2024

Dia nacional da Poesia : Cecília Meireles

 


Cecília Meireles , um dos grandes nomes da literatura brasileira .

A escritora Cecília Meireles nasceu em 1901 e faleceu em 1964.

Além de poetisa, foi professora e fundadora da primeira biblioteca infantil brasileira.

Suas poesias apresentam um tom melancólico e reflexões de caráter existencial.




Retrato


Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?


*****


Aceitando o gentil convite da Norma em festejar  a data de hoje, "Dia nacional da poesia ". 
Trago uma poesia de Cecília Meireles , uma poetisa que muito me lembra os bancos escolares da época ginasial . 
Tinha um professor de Português que muitas poesias DESSA ESCRITORA nos trazia  e nos fazia declamá-las . 
"ou isto ou aquilo "
"a bailariana "
 "o eco"
"As meninas " 
e tantas outras...
É claro que tinham aquelas alunas que "declamavam " muito bem , mas , nem todas. 
 Afinal, declamar exige talento nato!

******
quer ver mais participações ?
Clique aqui

3 comentários:

  1. Boa noite de Paz, querida amiga Edite!
    "Em que espelho ficou perdida
    a minha face?"
    Adoro os versos acima, são inesquecíveis.
    Escolheu muito bem a Poesia para homenagear o seu Dia Nacional.
    Tenha um final de noite abençoado com paz!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  2. Boa noite querida, grata pela adesão. Escolheu muito bem a poesia e sua autora. Entrou seu comentário e pelo link aqui cheguei. Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Muito linda tua escolha.Edite!
    Cecília encanta sempre!
    Ótima participação! beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.