otimismo

otimismo
mensagens

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Vamos brincar com a Chica/ 14 /2019 :-FÔLEGO



E como toda 5ª feira é dia de brincar com a Chica , aqui estou eu para dar minha colaboração.

Nesta semana temos que formar frases com a Palavra F-O-L-Ê-G-O usando apenas sete palavras .
Eu confesso que quase fiquei sem fôlego de "raiva " ao ser  interrompida  ontem bem no exato momento em que tentava formular as frases .

Sabe, aquele momento em que se está concentrado e a campainha toca ....grrr
Bem , cortaram meus pensamentos , mas hoje voltei e nada de perder o "folêgo " por pouca coisa .



fôlego

fô.le.go

nome masculino
1.ato de inspirar e expirar; respiração
2.capacidade de manter o ar nos pulmões
3.ar que se respira
4.ato de soprar; bafo; hálito
5.período durante o qual se recuperam as forças perdidas; descanso; folga

6.SENTIDO FIGURADO= alento; ânimo
de fôlegode grande valor, muito importante, muito trabalhoso
de um fôlegode uma só vez, sem parar
ter sete fôlegos:  ter grande resistência
tomar fôlego:  parar para descansar

Então vamos às frases :

Quero um beijo de tirar o fôlego.

Caminhei tão depressa que perdi o fôlego

Visitei um lugar de tirar o fôlego.


Esta menina é  de tirar o fôlego.



FÔLEGO DA VIDA NA BÍBLIA
E formou o Senhor Deus o homem do
pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gênesis 2:7)



A expressão "fôlego de vida" presente neste verso origina-se do substantivo hebraico "nshamah", que significa: respiração; espírito (impulso, estímulo de vida); inspiração (iluminação, esclarecimento divino).



Porei em vós o fôlego da vida, e vivereis. Então sabereis que eu sou o Senhor.


 Esta foi minha participação . Quer participar também , ou ver a participação de amigos , clique aqui



6 comentários:

  1. Boa noite de paz interior, querida amiga Edite!
    Que participação lindá! Em todos os sentidos, como explicações sábias no sentido literal da palavra e no figurado. Gosto muito disso e entremeio o denotativo e conotativo, fica escelente a mescla que você fez!
    Está de perder o fôlego, amiga, no bom sentido da palavra.
    Beijo de tiar o fôlego é bom demais!
    Também me reportei ao fôlego inicial da vida doado por Deus.
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito boa a sua participação com a palavra “fôlego “, Edite! Explicações, ilustrações e frases bem caprichadas. Parabéns!
    Bom sábado, querida. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bom fim de noite querida Edite.
    Uma participação com todo folego depois do incomodo e assim inspirou belamente na formulação das frases bem definidas e ilustradas. Muito inda a inserção de passagens biblicas. Gostei de ver.
    Meu abraço com carinho.

    ResponderExcluir
  4. Excelente sua atuação, mostrando os fatos da criação do homem através do sopro divino. Próximos à Pascoa, veio em boa hora esse enriquecimento espiritual! Parabéns! Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Que linda participação, de tirar o fôlego tamanha contextualização da palavra, parabéns Edite e grata pela visita minha querida.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Edite!
    Que linda participação e muito inspirada, realmente com a palavra fôlego podemos criar muitas frases :)
    Muito grata por sua visita em meu blog.
    Ótima semana para vc!
    Abs, Sueli

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.