otimismo

otimismo
mensagens

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Vamos brincar com a Chica 16/ SINTETIZAR



Hoje, quinta-feira , é dia da brincadeira da Chica 
 Ufa ! Até que enfim não perdi a data . E venho rapidinho , porque à tarde vai ser puxada . Enquanto isso , vamos arejar as ideias .
 A Palavra hoje é S-I-N-T-E-T-I-Z-A-R 
https://sementesdiarias.blogspot.com/https://sementesdiarias.blogspot.com/

 A princípio , podemos definir a palavra como resumir, sumarizar , reduzir 
 Mas , aprofundando-se no assunto , a palavra também pode ser aplicada para alguns outros significados . Vejamos alguns:


Sentido de deixar o texto menor sem perder a essência

O texto está muito grande , vou sintetizar

Vou sintetizar o assunto para melhor explicar

Sentido de resumir termos

Nós podemos também “sintetizar" termos, assim exemplificando :
Eu moro numa casa que é muito grande , dizendo:
Eu moro num casarão

Ou ,
Eu moro numa casa  que é pequenina
Eu moro numa casinha


sentido de produzir:
As glândulas salivares tem que sintetizar enzimas .
Enquanto o fígado vai sintetizar as proteínas
Também podemos "sintetizar " nossa vida com Deus

Palavra para sintetizar minha vida com Deus : Relacionamento

SINTETIZANDO A VIDA COM DEUS

Há uma palavra de conhecimento na qual podemos sintetizar o que seria uma vida com Deus. RELACIONAMENTO.
O relacionamento é a ferramenta ou atitude pela qual nos mostramos ou nos desenvolvemos quem de fato somos. Isso, mesmo consciente como inconsciente.
A maneira pela qual nos relacionamos denuncia o nosso interior, e as formas de como desenvolvemos o nosso caráter.
De uma forma sintetizada podemos aplicar o modelo da vida de dois homens bíblicos:

Gênesis ,
Jacó -> No âmbito de transformação de caráter através da comunhão. Capítulo 32
Daniel -> No âmbito de integridade de caráter que manteve a comunhão. Daniel Capítulo 6

Esta canção de Vítor e Léo é um exemplo de como "sintetizar " a vida 






DEUS E EU NO SERTÃO


Nunca vi ninguém
Viver tão feliz
Como eu no sertão
Perto de uma mata
E de um ribeirão
Deus e eu no sertão
Casa simplesinha
Rede pra dormir
De noite um show no céu
Deito pra assistir
Deus e eu no sertão
Das horas não sei
Mas vejo o clarão
Lá vou eu cuidar do chão
Trabalho cantando
A terra é a inspiração
Deus e eu no sertão
Não há solidão
Tem festa lá na vila
Depois da missa vou
Ver minha menina
De volta pra casa
Queima a lenha no fogão
E junto ao som da mata
Vou eu e um violão
Deus e eu no sertão

Esta foi minha colaboração . Para ver outras criações clique aqui



8 comentários:

  1. Boa tarde de Oitava de Páscoa, querida amiga Edite!
    Tão bonita a sua explanação sobre sintetizar.
    Gosto tanto desta música, ela me sintetiza muito.
    Nossa língua é linda pois ela nos deixa sintetizar... ela expande em grandeza, dentre múltiplos significados e nos dá margem a alargar horizontes e não estreitamentos obscuros.
    Gosto de sintetizar, extrair essências e qualquer livro que leia, faço resumo para mim, alguns até posto.
    Também gosto de discorrer, calmamente, sobre temas vários...
    Tão bom sermos livres para escolhas sintéticas ou não!
    Muito bonita a postagem bíblica que escolheu, amiga!
    Bonito sintetizar a vida com e em Deus! Sem isso, fica tudo largado ao léu.
    Tenha dias felizes!
    Bjm carinhoso, fraterno e pascal

    ResponderExcluir
  2. Edite, que bom vieste e nem te preocupa com o dia! Sempre é tempo,rs...

    Foste bem inspirada nas frases e todas as tuas colocações aqui! Só posso agradecer! Levei o link! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Edite,
    Magnifica a sua participação com muito conhecimento e fé.
    Deus a abençoe hoje e sempre.
    Beijinhos
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Edite
    Participastes lindamente.
    Gostei demais!
    Um carinhoso abraço de
    Verena

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu gosto dessa palavra sintetizar.. tento fazer isso no Twitter kkkk... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Edite, que linda introdução amiga, esclarecedora.Gosto de ver esta dedicação para participar.
    Nela postem amiga.
    Meu abraço com carinho

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de ler a introdução que trazes para nos brindar com uma bela e rica postagem
    Beijos minha querida

    ResponderExcluir
  8. Maravilha de exposição querida Edite, didática, elucidadtiva e bem dentro do proposto, Amei! Parabens, participou lindamente,abraços.

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.