otimismo

otimismo
mensagens

quarta-feira, 7 de julho de 2021

E lá tem um pé de manacá...


https://youtu.be/UksCeqWiAGE


*****************

Manacá da serra . Beleza colorida que encanta os olhos do passante. Não dá para ignorar tamanha beleza.

O colorido das flores em dois tons que surpreendem ao olhar . 

Do branco ao rosa chegando ao lilás intenso apresenta um colorido vibrante  que coloca a planta em evidência.parecendo um buquê natural gigante .

 Estudiosos em botânica dizem que essa exuberância em flores pode ser observada em tempos mais quentes . Mas , aqui na minha região começa-se a observar o manacá em botão já em final de outono . No auge do inverno a exuberância é total . 

É originária da Mata Atlântica , mas podemos nos dias de hoje encontrá-la também em áreas urbanas ou rurais como sítios e chácaras.

Abelhas e outros insetos polinizadores fazem das flores local de pousada , contribuindo assim para a polinização, curiosamente dando preferência às flores brancas que são as mais novas . Os tons rosa e lilás intenso indicam o envelhecimento da flor que logo cai .


Bem atrás daquele portão tem pé de manacá 

Eu vou prá lá , eu vou prá lá

E uma flor eu vou roubar ...

manacá em botão

3 comentários:

  1. Que lindo e adoro essa árvore e flor. Linda,enfeita ruas e casas! beijos, ótimo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde de serenidade, quedida amiga Edite!
    Adoro manacá. Num passeio ao sítio fiquei sentada na rede debaixo do pé e me rendeu post floral também.
    Estive olhando anteontem as fotos de lá.
    Ficou bem bonita seu texto poético.
    O tom lilás é muito agradável de contemplar.
    Tenha uma noite abençoada!
    Beijinhos carinhosos e fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Uma bela planta que encanta e que inspirou musica no seculo passado.
    Lembro de minha mãe cantando: Lá atrás daquela serra tem um pé de manacá, nõs vamos casar, nós vamos para lá.
    Bonita postagem amiga.
    Abraços com carinho.

    ResponderExcluir

Esteve por aqui ? Deixe sua impressão . Seu comentário é muito importante e será sempre valorizado , desde que não fuja dos padrões da boa postura.